Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5120
Authors: LIMA, Samuel Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: BRITO, Claudenice Cardoso
Title: As disiculdades dos professores no ensino da matemática nos 3° e 4° ano do ensino fundamental i.
Keywords: Anos iniciais,;Metodologia do Ensino de Matemática,;Formação de professores,;Tendências em Educação Matemática,;Early series,;Methodology,;Teacher training,;Trends in Mathematics Education.
Issue Date: 15-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LIMA, Samuel Sousa. AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS 3° E 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2016. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é identificar e analisar as dificuldades dos professores que atuam nos 3° e 4° ano do Ensino Fundamental I, da Rede Municipal de Muricilândia – TO; têm em ensinar Matemática. Esse trabalho centrou-se nas contribuições teóricas de vários autores. Justificando-se a realização deste devido a necessidade de saber quais são essas dificuldades, que podem estar também ligadas aos métodos de ensino da Matemática utilizados pelos professores, ou aos processos de formação dos professores das séries iniciais. Inicialmente fizemos uma pesquisa bibliográfica de forma a compreendemos mais sobre a importância de se trabalhar os conceitos matemáticos, e como devemos trabalhá-las, tendo o professor papel importante nesse processo de construção. Durante a pesquisa observou-se que os professores sabem da importância de se trabalhar os conceitos matemáticos e de utilizarem várias maneiras para minimizar suas dificuldades no ensino de Matemática, e alcançar tais objetivos, contudo a dificuldade de se utilizar outras metodologias, tais como as da Educação Matemática, ainda é um grande empecilho para esses professores. Daí um dos maiores problemas que os professores de Matemática vem enfrentando, pois têm que trabalhar com essas metodologias diferenciadas, para que os alunos possam analisar e interpretar os problemas matemáticos encontrados no cotidiano e terem habilidades para resolvê-los.
Abstract: The objective of this research is to identify and analyze the difficulties that the teachers that act in the 3rd and 4th year of elementary school I, of the Municipal Network of Muricilândia – TO; have to teach math. This study focused on the theoretical contributions of various authors. Justifying the realization of this one due to the need to know what these difficulties are, which may also be linked to the mathematical teaching methods used by them, or to the teacher training processes of the initial grades. Initially we did a bibliographical research in order to understand more about the importance of working the mathematical concepts, and the different ways of how to work them, having the teacher important role in this process of construction. During the research it was observed that teachers know the importance of working on several mathematical concepts and using various ways to minimize their difficulties in teaching mathematics and achieving such goals, but the difficulty of using other methodologies, such as Mathematics Education, is still a big hindrance to these professionals. Hence one of the biggest problems that math teachers have been experiencing since they have to work with these students in differentiated methodologies so that the class can analyze and interpret the mathematical problems found in everyday life and have the skills to solve them.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5120
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMUEL SOUSA LIMA - TCC - MATEMÁTICA.pdf659.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.