Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROMÃO, Freud-
dc.contributor.authorGOMES, Kelliton da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-15T23:24:53Z-
dc.date.available2023-03-15T23:24:53Z-
dc.date.issued2023-03-15-
dc.identifier.citationGOMES, Kelliton da Silva. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS MATEMÁTICOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES ARITMÉTICAS. 2016. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5110-
dc.description.abstractThe educational games are gaining ground in the classroom, in an attempt to seek playfulness into the schools. The game has a great utility when used well by teachers, it can be used to facilitate gaps in the process of learning mathematics, and has a great importance within the school environment helps to develop the ability of students to build their knowledge. Thus, the present study aims to investigate the possibilities of using games Shooting Game One and Mental Calculation, as a teaching resource in the teaching of the four Arithmetic operations. Regarding the methodological procedures it is an exploratory and descriptive field research, quantitative approach carried twenty-three students of the 6th year of elementary school at the State School Model. For data collection were applied two questionnaires containing five questions each and two games with a shot right and Mental Calculation. The results demonstrate that after application of games there has been progress in learning, especially in solving problems situations multiplication followed by addition and subtraction, and finally divide. To conclude, we can see that the math games are an important educational tool for teaching and learning, as they provide the student learning through playfulness.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsino das Quatro Operações,pt_BR
dc.subjectJogos Matemáticos,pt_BR
dc.subjectLúdico,pt_BR
dc.subjectEducação Matemática,pt_BR
dc.subjectthe Four Operations Education,pt_BR
dc.subjectMath Games,pt_BR
dc.subjectPlayful,pt_BR
dc.subjectMathematics Education.pt_BR
dc.titleA utilização de jogos matemáticos como recurso no ensino das quatro operações aritméticas.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoOs jogos didáticos vêm ganhando espaço dentro da sala de aula, numa tentativa de buscar o lúdico para dentro das escolas. O jogo tem uma grande utilidade quando bem usado pelos professores, pois pode ser utilizado para facilitar lacunas no processo de aprender matemática, e tem uma grande importância dentro do ambiente escolar e ajuda a desenvolver a capacidade do aluno construir seu conhecimento. Dessa forma, o presente estudo se propõe a investigar as possibilidades da utilização dos jogos Tiro Certo e Jogo de Cálculo Mental, como recurso didático no ensino das quatro operações Aritméticas. Em relação aos procedimentos metodológicos se trata de uma pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa realizada com vinte e três alunos do 6o ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Modelo. Para o levantamento de dados foram aplicados dois questionários contendo cinco questões cada e dois jogos sendo um, de Tiro Certo e Cálculo Mental. Os resultados demonstram que após aplicação dos jogos houve avanços na aprendizagem, principalmente na resolução de situações problemas de multiplicação, seguido de adição e subtração e por último, divisão. Para concluir, percebe-se que os jogos matemáticos são importante instrumento didático de ensino- aprendizagem, pois proporcionam ao aluno aprender por meio da ludicidade.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KELLITON DA SILVA GOMES - TCC - MATEMÁTICA.pdf788.59 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.