Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5105
Authors: Santos, Ana Clara Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: Gonçalves Filho, Francisco
Title: Produção literária e protagonismo: um estudo dos contos antirracistas de 27 mulheres negras dos Cadernos negros volume 42
Keywords: Mulheres negras;Potencialidades;Antirracismo;Cadernos Negros;Resistência;Racismo
Issue Date: 15-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Ana Clara Pereira dos. Produção literária e protagonismo: um estudo dos contos antirracistas de 27 mulheres negras dos Cadernos negros volume 42. 2022. 69 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
metadata.dc.description.resumo: O estudo tem como objetivo conhecer a biografia e reconhecer o protagonismo das mulheres negras na escrita dos contos antirracistas, por meio de um estudo bibliográfico do Caderno Negro N. 42. Assim, o foco dessa pesquisa voltou-se para a análise das vinte e sete autoras negras que participaram da obra, reconhecendo suas perspectivas em diálogo com as referências teóricas antirracistas e as legislações étnico-raciais do século XXI, as leis 10.639/03; 11.645/2008 e 12.288/10. Relacionamos o protagonismo dessas mulheres com suas trajetórias de vida, ou seja, suas biografias. Concluímos pela afirmação das tendências temáticas nesta produção voltada para as relações afetivas, memórias familiares, abusos e violências policiais e o cotidiano nos quilombos e nas periferias.
Abstract: The study aims to know and recognize the role of black women in the writing of anti-racist stories, through a bibliographic study of Caderno Negro N. 42. Thus, the focus of this research turned to the twenty-seven black authors who participated in the work, recognizing their perspectives in dialogue with theoretical references and the ethnic-racial legislation of the 21st century, laws 10.639/03; 11.645/2008 and 12.288/10. In the methodology, we relate the protagonism of these women with their life trajectories, that is, their biographies. We conclude by affirming the thematic trends in this production focused on affective relationships, family memories, police abuse and violence and daily life in quilombos and on the outskirts.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5105
Appears in Collections:Pedagogia

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