Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5102
Authors: SANTOS, Jamison Pereira dos
metadata.dc.contributor.advisor: CARNEIRO, Rogerio dos Santos
Title: O xadrez como ferramenta pedagógica no ensino da matemática.
Keywords: Educação Matemática,;Jogo de Xadrez,;Ensino e Aprendizagem de Matemática,;Mathematics Education,;Chess Game,;Teaching and Learning Mathematics.
Issue Date: 14-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Jamison Pereira dos. O XADREZ COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: Diante do cenário educacional, em que estamos inseridos, surgiu a necessidade dos professores em buscarem formas diversificadas para facilitar a assimilação dos alunos com os conteúdos ensinados. Uma opção possível para tal estratégia é o uso da Educação Matemática, através de jogos como recurso de ensino nas escolas. O presente trabalho traz um estudo bibliográfico, e uma prática, de como podemos utilizar o Jogo Xadrez em sala de aula. O ensino de Matemática com o uso de jogos, é uma oportunidade de tornar as aulas e consequentemente o ensino mais prazeroso, o uso do xadrez mais precisamente no ensino da Matemática é um recurso desafiador com um leque de possibilidades de desenvolvimento cognitivo, por meio da concentração e do raciocínio por quem o pratica. No decorrer do trabalho serão apresentados os benefícios que o xadrez pode proporcionar, bem como sua importância no ensino. O presente trabalho irá trazer à luz uma experiência da utilização do xadrez no ensino da Matemática com os alunos da 1a série “C” do Colégio Estadual Pré-Universitário (CPU).
Abstract: Through the educational scene that we are inserted, appeared the teachers’ need to search for diversified ways to make easier the students’ assimilation with the teached theme. An possible option for that estrategy is the use of Mathematics education through the games as the resource of teaching in the schools, this present work brings the bibliographic study, and a pratic, of how we can use the chess game in the classroom. The teaching Matehematics with the use of games in teaching is an opportunity of turning the classes and consequently the teaching more pleasing, the use of chess more especific in the math teach is a challenger resource with a range of possibility of cognitive improving, trough the concentration and reasoning for who practice. In the elapse of the work will be shown the benefits that the chess can give as well as the importance in the teaching. This present work will bring up an experience of the use of chess in the math teach with the students of the first grade “C” of the Colégio Estadual Pré-Universitário (CPU).
URI: http://hdl.handle.net/11612/5102
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMISON PEREIRA DOS SANTOS - TCC - MATEMÁTICA.pdf686.9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.