Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROMÃO, Freud-
dc.contributor.authorCONCEIÇÃO, Alexsandro de Sousa-
dc.date.accessioned2023-03-14T20:18:06Z-
dc.date.available2023-03-14T20:18:06Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Alexsandro de Sousa. O USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE LOGARITMOS. 2016. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5086-
dc.description.abstractThis study aimed to present the educational possibilities of the use of mathematics in history to teach the content of logarithms. Therefore, this work is configured as a bibliographic study with applied characteristics, since it proposes a final product - activities for the classroom - that can be used by teachers to teach logarithms. Considering that the history of mathematics shows us what were the needs of society which boosted new Mathematical discoveries, and thus may also help teachers to organize teaching from the dialogue between the past and the present needs. We propose working with Napier's Bones as an insert in the initial study of logarithms, starting from the construction and explanation of its operation by example. Finally indicating some activities such as proposals for room applications. The study is based on the use of history of mathematics teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectHistória da Matemática,pt_BR
dc.subjectEnsino de Logaritmos,pt_BR
dc.subjectHistória da Matemática no ensino,pt_BR
dc.subjectHistory of Mathematics,pt_BR
dc.subjectLogarithms teaching,pt_BR
dc.subjectHistory of mathematics teaching.pt_BR
dc.titleO uso de história da matemática no ensino de logaritmos.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca apresentar as possibilidades didáticas do uso da História da Matemática para ensinar o conteúdo de logaritmos. Portanto, este trabalho se configura como um estudo bibliográfico, com características aplicadas, uma vez que propõe um produto final – atividades para sala de aula – que poderão ser utilizadas pelos professores para ensinar logaritmos. Tendo em vista que a História da Matemática nos mostra quais foram as necessidades da sociedade que impulsionaram novas descobertas Matemáticas, e dessa forma também poderá auxiliar o professor a organizar o ensino a partir do diálogo entre as necessidades do passado e do presente. Propomos o trabalho com os Ossos de Napier como uma inserção no estudo inicial dos logaritmos, partindo desde a construção e explicação de seu funcionamento através de exemplo. Por fim com indicação de algumas atividades como propostas para aplicações em sala. O estudo baseia-se no uso da História da Matemática no ensino.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXSANDRO DE SOUSA CONCEIÇÃO - TCC - MATEMÁTICA.pdf553.74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.