Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5058
Authors: Sousa, Luana da Rocha
metadata.dc.contributor.advisor: Caixeta, Vera Lúcia
Title: História e sensibilidades:
Keywords: Sensibilidades;Padre Tonini;Crenças;Sensitivities;Priest Tonini;Beliefs.
Issue Date: 13-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Luana da Rocha. História e sensibilidades: Quinto Tonini e suas narrativas sobre o extremo Norte de Goiás 1952 - 1958. 2016. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho trata das paisagens subjetivas que são as grandes arquitetas da vida psíquica interior; pertencendo ao campo das sensibilidades e das representações, no desafio de compreender os sentimentos do padre italiano Quinto Tonini no exercício da sua missão no interior do Brasil. Este missionário da congregação da “Pequena Obra da Divina Providência” atuou no extremo norte de Goiás, na década de 1950. Como padre, Tonini estava inserido num projeto de reforma da Igreja católica que buscava alterar as práticas e as crenças dos leigos. Suas narrativas são tentativas de qualificar a realidade encontrada, construir representações sobre os lugares, as pessoas, enfim, de captar a vida, as crenças e os sentimentos dos habitantes locais. Percebe-se que ele não lida apenas com o passado e com o seu presente, mas também com as expectativas de futuro. No seu livro “Dom Orione: Entre Diamantes e Cristais” aparece a concepção de tempo circular, ou seja, esse diálogo entre o presente, o passado e o futuro. Grande parte das tristezas do padre está relacionada a essa percepção de impotência que o afligia diante da impossibilidade de alcançar rapidamente suas expectativas, às vezes, ele quase dúvida das possibilidades de adequação dos leigos às exigências da Igreja. De qualquer forma, na sua narrativa ele vai configurando os personagens, homens, mulheres, crianças, jovens e velhos da região. Nesse processo, ele também configura uma identidade missionária, ao revelar suas ações, mas esconder seus medos e paixões. De qualquer forma, aqui e ali brotam seus desejos, sonhos, estranhamentos e frustrações.
Abstract: This work deals with the subjective landscapes that are the great architects of the inner psychic life; Belonging to the field of sensibilities and representations, in the challenge of understanding the sentiments of the Italian priest Quinto Tonini in the exercise of his mission in the interior of Brazil. This missionary from the congregation of the "Little Work of Divine Providence" worked in the extreme north of Goiás in the 1950s. As a priest, Tonini was involved in a project of reform of the Catholic Church that sought to alter the practices and beliefs of the laity. His narratives are attempts to qualify the found reality, to construct representations about the places, the people, finally, to capture the life, the beliefs and the feelings of the local inhabitants. One realizes that it does not only deal with the past and its present, but also with the expectations of the future. In his book "Don Orione: Between Diamonds and Crystals" appears the concept of circular time, that is, this dialogue between the present, the past and the future. Most of the priest's sorrows are related to this perception of impotence that afflicted him in the face of the impossibility of reaching his expectations quickly, and at times he almost doubts the possibilities of the lay people's adaptation to the demands of the Church. Anyway, in his narrative he will configure the characters, men, women, children, young and old of the region. In this process, he also configures a missionary identity by revealing his actions but hiding his fears and passions. Anyway, here and there sprout your desires, dreams, strangers and frustrations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5058
Appears in Collections:História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUANA DA ROCHA SOUSA - TCC - HISTÓRIA.pdf529.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.