Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5051
Authors: CABRAL, Raimundo de Lima
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, André Luiz Ortiz da
Title: Ensino de geometria na perspectiva dos parametros curriculares nacionais (pcn's) de matemática.
Keywords: Geometrial,;PCN’s,;Professor/aluno,;Ensino e aprendizagem de Geometria,;Geometry,;Teacher Student,;Teaching and learning geometry.
Issue Date: 13-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CABRAL, Raimundo de Lima. ENSINO DE GEOMETRIA NA PERSPECTIVA DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN’S) DE MATEMÁTICA. 2015. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho intitulado “Ensino de Geometria na Perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) De Matemática” é um trabalho de natureza bibliográfica e por meio de pesquisa de campo realizada em uma escola estadual da cidade de Araguaína, que tem como objetivo: verificar o ensino de Geometria nas escola tendo como principal referencia os PCN’s, visando também analisar a contribuição do professor no processo de ensino e aprendizagem da Geometria, bem como analisar o aprendizado do aluno acerca dos conteúdos de Geometria. Além de analisar os argumentos do professor e sua prática em sala de aula, e verificar o entendimento dos alunos sobre Geometria ensinada em sala de aula. O referente trabalho foi desenvolvido primeiramente através do estudo do referencial teórico que sustenta o trabalho. Assim realizamos a pesquisa a partir de observações da escola, do professor e das aulas de Geometria, o que possibilitou entender melhor a aplicabilidade da Geometria em sala de aula. Após o estudo realizado percebeu-se que a Geometria ainda é abordada de forma superficial na escola, inclusive na escola pesquisada, havendo assim uma necessidade de uma reestruturação das escolas, capacitação dos professores e revisão das metodologias utilizadas em sala de aula, ainda observou que os alunos não compreendem a Geometria no seu real sentido necessitando que haja projetos que visem estimular os alunos e favorecera aos mesmos a construção do conhecimento sobre Geometria, sendo assim colaboradores no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The work entitled "Geometry Teaching in Perspective Parameters Curriculum National (PCN's) of Mathematics" is a work of bibliographical and through field research at a state school in the city of Araguaína, which aims to: check the school Geometry in school with the main reference the PCN's also aiming to analyze the teacher's contribution in the teaching and learning of geometry, and analyze student learning about geometry content. In addition to analyzing the arguments of the teacher and their practice in the classroom, and check students' understanding of geometry taught in the classroom. The referent study was conducted primarily through the theoretical framework of the study that supports the work. So we conducted the survey from school observations, teacher and Geometry classes, which allowed better understand the applicability of geometry in the classroom. After the study realized that the geometry is also discussed superficially in school, including the school researched, so there is a need for a restructuring of schools, teacher training and review of the methodologies used in the classroom, also noted that students do not understand the geometry in its real sense requiring that there be projects which aim to stimulate students and favored the same building the knowledge of geometry, thus employees in the process of teaching and learning.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5051
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIMUNDO DE LIMA CABRAL - TCC - MATEMÁTICA.pdf778.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.