Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4907
Authors: Barros, Leoneide Pinto de
metadata.dc.contributor.advisor: Abreu, Márcia Cristina Barreto Fernandes de
Title: Formação inicial em licenciatura em ciências biológicas concepções e desafios do processo ensino aprendizagem da educação ambiental
Keywords: Educação Ambiental;Formação Inicial;Meio Ambiente
Issue Date: 22-Oct-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Barros, Leoneide Pinto de. Formação inicial em licenciatura em ciências biológicas concepções e desafios do processo ensino aprendizagem da educação ambiental. 51 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Biologia Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho aborda a formação inicial dos licenciados em biologia sobre a educação ambiental. Visto que a crise ambiental tem sido discutida por variados setores buscando a melhoria no que diz respeito ao cuidado e preservação ambiental procurou analisar de que forma a Universidade Federal do Tocantins-UFT tem abordado o tema Educação Ambiental no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas EAD. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto elegeu-se a pesquisa qualitativa com questionários para a coleta de dados. Tendo revisão bibliográfica como base da discussão proposta e análise dos dados coletados. Os autores utilizados para o aporte foram: Carvalho (1998), Castro (2001) e Ramos (1996), entre outros. A pesquisa foi realizada na cidade de Arraias, Estado do Tocantins - TO com cinco professores que estudaram na UFT e hoje atuam na rede pública de ensino. Diante das discussões propostas foi possível verificar que a formação inicial sozinha não é capaz de preparar o professor licenciado em biologia para trabalhar com eficiência sobre o tema Educação Ambiental, no entanto a universidade tem qualificado esse profissional para que ele possa se aperfeiçoar no decorrer de sua trajetória acadêmica e após a conclusão do curso sensibilizando os formados a entender que a aprendizagem nunca é algo pronto e acabado e o aperfeiçoamento é necessário para assim poderem ofertar um ensino de qualidade para seus alunos.
Abstract: This work addresses the initial training of graduates in biology on environmental education. Since the environmental crisis has been discussed by various sectors seeking improvement with regard to environmental care and preservation, it sought to analyze how the Federal University of Tocantins-UFT has addressed the theme Environmental Education in the Degree in Biological Sciences EAD. In order to achieve the proposed objective, a qualitative research was chosen with questionnaires for data collection. Having a bibliographic review as the basis of the proposed discussion and analysis of the collected data. The authors used for the contribution were: Carvalho (1998), Castro (2001) and Ramos (1996), among others. The research was carried out in the city of Arraias, State of Tocantins - TO with five teachers who studied at UFT and currently work in the public school system. In view of the proposed discussions, it was possible to verify that the initial training alone is not capable of preparing the licensed teacher in biology to work efficiently on the topic of Environmental Education, however the university has qualified this professional so that he can improve during his lifetime. academic trajectory and after the completion of the course, sensitizing the graduates to understand that learning is never something ready and finished and improvement is necessary so that they can offer quality education to their students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4907
Appears in Collections:Biologia (EaD)

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