Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4894
Autor(a): Silva, Fernando Carlos Furtado da
Orientador: Oliveira, Antonio Miranda de
Título: A dimensão (des) educativa da assistência técnica e extensão rural do Ruraltins em Miracema do Tocantins
Palavras-chave: Assistência técnica;Extensão rural;Dimensão (des) educativa;Ruraltins
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Fernando Carlos Furtado da. A dimensão (des) educativa da assistência técnica e extensão rural do Ruraltins em Miracema do Tocantins. 2021. 81 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023.
Resumo: A presente pesquisa aborda o tema: A dimensão (des) educativa da assistência técnica e extensão rural do Ruraltins em Miracema do Tocantins, e tem por objetivo geral: Conhecer o caráter educativo das práticas de extensão rural e assistência técnica realizada pelo Ruraltins no município de Miracema do Tocantins. Objetivando especificamente: Conhecer acerca da extensão rural e suas fases no Brasil; identificar e descrever o Ruraltins e seu trabalho no município de Miracema do Tocantins; Caracterizar a dimensão educativa do trabalho do Ruraltins articulando-o com os trabalhadores rurais e camponeses envolvidos neste processo. Para alcançarmos os objetivos propostos, tivemos como questionamento: A extensão rural e a assistência técnica realizada pelo Ruraltins no município de Miracema do Tocantins educam os trabalhadores rurais e camponeses envolvidos neste processo? É uma investigação de natureza qualitativa e documental para se ter consciência da intensidade e natureza do problema e foi mediada por uma pesquisa de campo realizada com o uso de entrevistas com técnicos do Ruraltins e trabalhadores rurais atendidos por este órgão público. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa cientifica e como procedimento a pesquisa bibliográfica e de campo, em que a mesma teve como instrumento de coleta de dados um questionário no formato digital semiestruturado contendo dez questões, aplicada para dois Extensionistas Rurais que atuam no Ruraltins de Miracema do Tocantins. É importante destacar que apenas um dos sujeitos da pesquisa devolveu o questionário respondido em tempo hábil. Ressalta-se que a assistência técnica realizada pelo Ruraltins no município de Miracema do Tocantins apresenta a ideia de abordagem de extensão rural como campo de sentido e saberes e desenvolve determinadas ações voltadas para o campo educacional, permitindo compreender e diferenciar a ação extensionista, sem no entanto enquadrá-la numa caminhada de força, pois, entende-se que no ato da ação, em sua prática profissional, o extensionista pode optar por diferentes abordagens, acionando características daquelas que correspondem aos desafios e às demandas que a situação concreta de interação possa requerer, o que não significa que essa ações educam os trabalhadores rurais e camponeses envolvidos neste processo.
Abstract: This research addresses the topic: The (un)educational dimension of technical assistance and rural extension of Ruraltins in Miracema do Tocantins, and has the general objective: To know the educational character of rural extension and technical assistance practices carried out by Ruraltins in the city of Miracema of Tocantins. Aiming specifically: To know about rural extension and its phases in Brazil; identify and describe Ruraltins and its work in the municipality of Miracema do Tocantins; Characterize the educational dimension of the work of Ruraltins articulating it with rural workers and peasants involved in this process. In order to achieve the proposed objectives, we asked: Do rural extension and technical assistance carried out by Ruraltins in the municipality of Miracema do Tocantins educate rural workers and peasants involved in this process? It is a qualitative and documentary investigation in order to be aware of the intensity and nature of the problem and was mediated by a field research carried out using interviews with Ruraltins technicians and rural workers assisted by this public agency. Therefore, we used scientific research as a methodology and as a procedure bibliographic and field research, in which the data collection instrument was a questionnaire in semi-structured digital format containing ten questions, applied to two Rural Extensionists who work at Ruraltins de Miracema of Tocantins. It is important to highlight that only one of the research subjects returned the completed questionnaire in a timely manner. It is noteworthy that the technical assistance carried out by Ruraltins in the municipality of Miracema do Tocantins presents the idea of a rural extension approach as a field of meaning and knowledge and develops certain actions aimed at the educational field, allowing for understanding and differentiating the extension action, without However, framing it in a walk of strength, as it is understood that in the act of action, in their professional practice, the extensionist can choose different approaches, triggering characteristics of those that correspond to the challenges and demands that the concrete situation of interaction can require, which does not mean that these actions educate rural workers and peasants involved in this process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4894
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernando Carlos Furtado da Silva - Monografia.pdf1.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.