Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4890
Authors: Freitas, Arletty Oliveira
Pereira, Mirian Nolasco
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Ana Kleiber Pessoa
Title: Uso da coleta seletiva do lixo nas escolas públicas: revisão da literatura
Keywords: Coleta seletiva;Lixo;Educação escolar
Issue Date: 7-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Freitas, Arletty Oliveira; Pereira, Mirian Nolasco. Uso da coleta seletiva do lixo nas escolas públicas: revisão da literatura. 30 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Biologia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa apresenta uma revisão literária acerca do Tema: A importância do uso da coleta seletiva do lixo nas escolas públicas. Teve como objetivo verificar as publicações científicas acerca da importância do uso da coleta seletiva do lixo nas escolas públicas brasileiras. Foi realizada uma revisão da literatura que foram utilizadas as palavras-chaves “uso da coleta seletiva”; “lixo” e “escolas públicas”, por meio da base de dados do Google escolar. Utilizados critérios: idioma português; período de busca: entre os anos de 2010 a 2020. Baseando-se em conceitos e ideias de alguns autores, entre eles destacam- se; Friede (2019) que aborda a coleta seletiva e educação ambiental: reciclar valores e reduzir o lixo, Gomes (2018) que aborda a educação ambiental na escola: uma ação educativa visando o destino correto dos resíduos sólidos, Machado (2019) que destaca a educação, meio ambiente e território, Santos (2020) que enfatiza a questão do lixo e do luxo na linguagem do Ecoempreendedorismo e Souza (2020) que também aborda a educação ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar. A coleta seletiva tem um papel fundamental no âmbito da educação ambiental nas escolas. Aliada a esta prática, é imprescindível práticas de reutilização e reciclagem do lixo de maneira que alunos, gestão escolar, professor e comunidade escolar participem do Projeto de ensino, significativo, real e prático, no que diz respeito ao lixo produzido nas instituições, nos espaços urbanos e rurais, onde se fizer necessário e que esteja ao alcance da proposta de aprendizagem.
Abstract: The related research presents a literary review on the Theme: The importance of using selective garbage collection in public schools. It aimed to verify scientific publications about the importance of using selective garbage collection in Brazilian public schools. A literature review was carried out using the keywords “use of selective collection”; “Trash” and “public schools”, using the school Google database. Criteria used: Portuguese language; search period: between the years 2010 to 2020. Based on concepts and ideas of some authors, among them they stand out; Friede (2019) who addresses selective collection and environmental education: recycling values and reducing waste, Gomes (2018) who addresses environmental education at school: an educational action aimed at the correct destination of solid waste, Machado (2019) who highlights the education, environment and territory, Santos (2020) who emphasizes the issue of garbage and luxury in the language of Ecoempreendedorismo and Souza (2020) who also addresses environmental education as a tool for the management of solid waste in everyday school life. Selective collection has a fundamental role in the context of environmental education in schools. Allied to this practice, it is essential to reuse and recycle waste so that students, school management, teachers and the school community participate in the teaching project, meaningful, real and practical, with regard to the waste produced in institutions, spaces urban and rural areas, where necessary and within the scope of the learning proposal.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4890
Appears in Collections:Biologia (EaD)

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