Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4877
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Eliana Gonçalves da Silva-
dc.contributor.authorBarbosa, Marlúcia da Conceição-
dc.date.accessioned2023-02-27T19:38:48Z-
dc.date.available2023-02-27T19:38:48Z-
dc.date.issued2022-07-13-
dc.identifier.citationBarbosa, Marlúcia da Conceição. A importância da relação família e escola no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais: um estudo na Escola Municipal Livia Lorene (Arraias - TO). 41 f. Monografia de Graduação - Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4877-
dc.description.abstractThis work addresses the importance of relationship between family and school in the early years of elementary school. As a research problem, we have the hypothesis of the lack of family support and its consequences in the teaching-learning process, in which the situation was aggravated by the Coronavirus Disease pandemic (COVID- 19). We justify the importance of this investigation by promoting reflections on the subject and discussions about the implementation of actions by public policies that support the family and the educational establishment. Our general objective is to reflect on the importance of the aforementioned relationship in the teaching-learning process for the development of early years of Elementary School. As specific objectives, we intend to list the institution’s main difficulties regarding this relationship; analyze the importance of teacher in welcoming families, to understand their relevance in the educational context; and identify whether the family recognizes its value in the educational process of its children. As main theoretical references, we present Brito e Soares (2016), Costa e Souza (2019), Sousa (2012) and Souza (2019). The research was carried out under a qualitative approach, anchored in Bogdan and Biklen (1994) and Marconi and Lakatos (2003), whose resources refer to the questionnaire with two teachers and the Focus Group (GF) composed of three mothers from Centro Municipal de Educação Basic Teacher Lívia Lorene Bueno Maia, located in Arraias, Tocantins, Brazil. The relevance of this work lies in listening to the reports of teachers and families in Arraias/TO about the relationship studied in the investigation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectRelaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectProcessopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectNarrativas de mãespt_BR
dc.subjectGrupo focalpt_BR
dc.titleA importância da relação família e escola no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais: um estudo na Escola Municipal Livia Lorene (Arraias - TO)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a importância da relação entre família e escola nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como problema de pesquisa, temos a hipótese da falta de apoio da família e suas consequências no processo de ensino-aprendizagem, em que o quadro foi agravado com a pandemia da Coronavirus Disease (Doença do Novo Coronavírus – COVID-19). Justificamos a importância desta investigação pelo fomento das reflexões sobre o tema e as discussões acerca da implementação de ações por parte de políticas públicas que apoiam a família e o estabelecimento de ensino. Nosso objetivo geral é refletir sobre a importância da referida relação no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos, pretendemos elencar as principais dificuldades da instituição sobre essa relação; analisar a importância do professor no acolhimento das famílias, para compreender a sua relevância no contexto educacional; e identificar se a família reconhece seu valor no processo educativo de seus filhos. Como principais referenciais teóricos, apresentamos Brito e Soares (2016), Costa e Souza (2019), Sousa (2012) e Souza (2019). A pesquisa foi realizada sob a abordagem qualitativa, ancorada em Bogdan e Biklen (1994) e Marconi e Lakatos (2003), cujos recursos se referem ao questionário com duas docentes e ao Grupo Focal (GF) composto por três mães do Centro Municipal de Educação Básica Professora Lívia Lorene Bueno Maia, localizado em Arraias, Tocantins, Brasil. A relevância deste trabalho está em ouvir os relatos dos professores e famílias em Arraias/TO sobre a relação estudada na investigação.pt_BR
dc.publisher.campusArraiaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARRAIAS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localArraiaspt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Pedagogia - Marlúcia da Conceição Barbosa (1).pdf493.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.