Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4823
Authors: PINTO, Katrine De Souza
metadata.dc.contributor.advisor: PINTO, Mac David da Silva
Title: Jogo Evo: O Uso Do Lúdico E O Desenvolvimento De Inteligências Múltiplas Na Perspectiva Do Ensino De Evolução
Keywords: Biologia;jogos didáticos;prática pedagógica
Issue Date: 13-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: PINTO, Katrine de Souza. Jogo Evo: O Uso Do Lúdico E O Desenvolvimento De Inteligências Múltiplas Na Perspectiva Do Ensino De Evolução. 2021. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Diante os desafios envolvidos no ensino-aprendizagem de evolução, como a falha envolvida na cultura do locutor e interlocutor que influencia na transmissão do conteúdo e até mesmo no próprio ensino que negligencia a individualidade do aluno ao mediar o conhecimento. Este trabalho buscou apresentar uma proposta pedagógica por meio de um jogo lúdico que fosse capaz de auxiliar no ensino de Evolução voltado para alunos do Ensino Médio. A proposta pedagógica consiste em um jogo de tabuleiro com atividades diversificadas (jogo da memória, caça-palavras, perguntas e respostas) entrelaçado ao desejo de elucidar os conceitos chaves sobre evolução e refletir sobre o desenvolvimento de múltiplas inteligências a partir das diferentes atividades propostas. A proposta pedagógica ainda abre possibilidade de inserção e adaptação a outras habilidades da BNCC, para além dos assuntos de evolução, conferindo-lhe uma característica de flexibilidade que pode (e deve) se adequar às realidades locais da escola e da comunidade.
Abstract: In view of the difficulties involved in the teaching-learning of evolution, such as the failure involved in the culture of the speaker and interlocutor that influencesthe transmission of content and even in the teaching itself that neglects the individuality of the student when mediating knowledge. This paper sought to present a pedagogical proposal through a ludic game that can help teaching Evolution to High School students. The proposal consists of a board game with diversified activities (memory game, word search, questions and answers) intertwined with the desire to elucidate the key concepts about evolution and reflect on the development of multiple intelligences from the different activities proposed. The pedagogical proposal also opens the possibility of inserting and adapting other skills of the BNCC, beyond the subjects of evolution, giving it a characteristic of flexibility that can (and should) be adapted to the local realities of the school and community.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4823
Appears in Collections:Ciências Biológicas

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