Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4778
Authors: Chaves, Camila dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Keidna Cristiane Oliveira
Title: A utilização do software GeoGebra no ensino de funções: resolução de problemas envolvendo funções do 2o grau
Keywords: GeoGebra;Resoluções;Resoluçao visual;Resolução Algébrica
Issue Date: 10-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Chaves, Camila dos Santos. A utilização do software GeoGebra no ensino de funções: resolução de problemas envolvendo funções do 2o grau. 38 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de investigar e explorar o Software GeoGebra e suas contribuições na resolução de problemas algébricos e geométricos da educação básica. A pesquisa se configurou como uma oportunidade de induzir reflexões sobre as diversas maneiras existentes de se resolver um problema, uma vez que vários autores defendem que a Resolução Visual é válida e pode contribuir para entendimento da Resolução Algébrica. O GeoGebra surge aqui como uma ferramenta auxiliar para tais resoluções, visto que nos dá subsídio para manipular de forma dinâmica objetos como pontos e retas, possibilitando uma visualização gráfica e algébrica das mudanças de parâmetros. Ao que se refere a Educação, é possível observar que avanços tecnológicos vêm impulsionando profundas mudanças sociais e estruturais, de diferentes ordens, na sociedade moderna. Vê -se então, que há necessidade do desenvolvimento de recursos didáticos para implementação das atividades em sala de aula e uma formação adequada e contínua dos profissionais da educação utilizando esses avanços tecnológicos, já que existem muitas ferramentas, dentres elas o GeoGebra, que podem oferecer benefícios para o processo de ensino-aprendizagem e também para a formação continuada dos professores. Com base nos referenciais teóricos apresentados e em um levantamento bibliográfico, a produção de dados dessa pesquisa se deu no contexto da resolução de problemas com foco na utilização do Geogebra em atividades exploratórias. Para o desenvolvimento da pesquisa selecionamos três problemas de vestibulares envolvendo funções de segundo grau, relacionados com interseções de gráficos e máximos e mínimos. No primeiro problema de interseção, descobrimos o ponto comum entre duas funções com o auxílio do GeoGebra, variando os parâmetros observamos o comportamento dos gráficos. No segundo problema descobrimos qual é a equação reta que contém os vértices das parábolas dadas no enunciado. Na terceira questão são fornecidas duas equações e a partir disso descobrimos os seus dois pontos de interseção, bem como a distância entre eles. De modo geral, o auxílio do GeoGebra na Resolução Visual dos problemas nos proporcionou analisar e explorar as discussões dos resultados obtidos, além de observar que cada resolução vem a contribuir e complementar uma a outra.
Abstract: This work was developed in conjunction with the undergraduate program in Mathematics, linked to the Federal University of Tocantins. The thesis in question seeks to investigate and explore the GeoGebra Software, and its contributions in solving Algebraic and Geometrical problems in Basic Education. The research was configured as an opportunity to induce reflections on the various existing ways to solve a problem, since Visual Resolution is valid, and can contribute to the understanding of Algebraic Resolution. GeoGebra appears here as an auxiliary tool for such resolutions, as it gives us support to dynamically manipulate objects such as points and lines, enabling a graphic and algebraic visualization of parameter changes. With regard to Education, it is possible to observe that technological advances have been driving profound social and structural changes, of different orders, in modern society. and an adequate and continuous training of education professionals using these technological advances, since there are many tools, including GeoGebra, that can offer many benefits for the teaching-learning process, and also for the continuing education of teachers. Based on the theoretical references presented and on a bibliographical survey, the production of data for this research took place in the context of problem solving with a focus on the use of GeoGebra in exploratory activities. For the development of the research we selected three entrance exam problems involving second degree functions, involving intersections of graphs, maximum and minimums. In the first intersection problem, we find the common point between two functions, with the help of the GeoGebra, varying the parameter, we observe the behavior of the graphics. In the second problem, we find out which is the straight equation that contains the vertices of the parabolas given in the statement. In the third question, two equations are given, and from that we discover their two points of intersection and the distance between them. In general, the assistance of GeoGebra in the Visual Problem Solving allowed us to analyze and explore discussions of the results obtained, in addition to observing that each resolution contributes to and complements one another.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4778
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Monografia Matemática - Camila dos Santos Chaves.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.