Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4771
Authors: SILVA, Maria do Socorro Santos da
metadata.dc.contributor.advisor: Albuquerque, Francisco Edviges de
Title: Investigação sobre inclusão dos estudantes da “comunidade quilombola pé do morro” no colégio estadual Getúlio Vargas de Aragominas – TO.
Keywords: Escola.;Comunidade.;Inclusão.;Quilombolas.;Pesquisa.
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA,Maria do Socorro Santos da. Investigação sobre inclusão dos estudantes da “comunidade quilombola pé do morro” no colégio estadual Getúlio Vargas de Aragominas – TO. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo averiguar a inclusão dos alunos quilombolas da Comunidade Pé do Morro na escola Estadual Getúlio Vargas. Para isso foi aplicado um questionário semiestruturado para os alunos e corpo docente e administrativo buscando entender como os alunos são vistos e tratados na escola. Questões étnicoraciais, preconceitos, datas comemorativas, bibliografia e o Projeto Político Pedagógico foram discutidas e apontadas nas respostas. O que se constatou foi um certo distanciamento entre escola e Comunidade Quilombola. Ainda fica evidente que alguns alunos sofrem preconceitos e que temas como racismo e igualdade são tratados apenas em datas comemorativas como a Abolição da Escravatura e o Dia da Consciência Negra. Apesar de possuir livros que promovem a cultura de matriz Africana em seu acervo, a escola pouco ou não trabalha tal tema. Alguns alunos ainda não se reconhecem como Quilombolas, se fazendo necessário empoderá-los quanto a sua representatividade de luta e história carregada de seus ancestrais.
Abstract: The present work sought to ascertain the inclusion quilombola students from the Community of Pé do Morro at the Getúlio Vargas State School. For this, a semistructured questionnaire was applied to the students and faculty and administrative staff, trying to understand how students are seen and treated in school. Ethnic racial issues, prejudices, commemorative dates, bibliography and the Political Pedagogical Project were discussed and pointed out in the answers. What was noticed was a certain distance between school and Quilombola Community. It is still evident that some students are prejudiced and that issues such as racism and equality are treated only on commemorative dates such as the Abolition of Slavery and Black Consciousness Day. Although it has books that promote the culture of African matrix in its collection, the school does little or does not work such theme. Some students still do not recognize themselves as Quilombolas, making themselves necessary to empower them as to their representativity of struggle and history loaded with their ancestors.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4771
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO SANTOS DA SILVA - TCC - LETRAS.pdf790.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.