Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4756
Authors: SILVA, Leandro Carvalho da
metadata.dc.contributor.advisor: PAULA, Fernanda Vital de
Title: Introdução da programação linear no ensino médio por meio da resolução de problemas
Keywords: Programação Linear;Ensino médio;Método Simplex;Método gráfico;Linear programming;Graphic method;Simplex method;High school
Issue Date: 9-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA, Leandro Carvalho da. Introdução da programação linear no ensino médio por meio da resolução de problemas. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020
metadata.dc.description.resumo: A Programação Linear, é uma ferramenta fortemente utilizada na resolução de problemas de diversos segmentos, visto que ela tem por finalidade a otimização de uma função. Esse trabalho tem por objetivo expor algumas aplicações que podem ser trabalhadas durante o Ensino Médio, fazendo uso da Programação Linear, por se tratar de uma ferramenta matemática de caráter pratico e contextualizado. Para o desenvolvimento desse trabalho, foi realizado um estudo bibliográfico acerca da teoria da Programação Linear e suas aplicações no Ensino Médio, visto a grande possibilidade de correlacionar diversos conteúdos matemáticos previstos na Base Nacional Comum Curricular para essa etapa do ensino. Devido a Programação Linear fazer parte de um dos ramos da Pesquisa Operacional, durante o desenvolvimento do presente trabalho será apresentado a finalidade e o contexto em que surgiu a Pesquisa Operacional e também serão exibidos dois métodos de resolução de problemas de otimização utilizando a Programação Linear; o Método Gráfico e o Método Simplex. O trabalho ainda motiva o uso da tecnologia em sala de aula por meio da sugestão de uso do aplicativo Linear Program Solver, para a resolução de problemas mais complexos envolvendo a Programação Linear
Abstract: Linear Programming is a tool strongly used in solving problems in different segments since it aims to optimize a function. This work aims to expose some applications that can be worked on during High School, using Linear Programming, as it is a mathematical tool with a practical and contextualized character. For the development of this work, a bibliographic study about Linear Programming and its applications in High School was carried out, given the great possibility of correlating several mathematical contents provided for in the National Common Curricular Base for this stage of teaching. Due to the fact that Linear Programming is part of one of the branches of Operational Research, during the development of the present work, the purpose and context in which Operational Research arose will be presented, as well as two methods of solving optimization problems using to Linear Programming; the Graphic Method and the Simplex Method. The work also motivates the use of technology in the classroom by suggesting the use of the application Linear Program Solver, for solving more complex problems involving Linear Programming
URI: http://hdl.handle.net/11612/4756
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO CARVALHO DA SILVA-TCC-MATEMÁTICA.pdf5.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.