Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4755
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dc.contributor.advisorMELO, Elisângela Aparecida de-
dc.contributor.authorSOUSA, Jaziel Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-02-09T13:18:52Z-
dc.date.available2023-02-09T13:18:52Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSOUSA, Jaziel Ferreira de. As unidades de grandezas e medidas presentes na comercialização dos produtos da feira livre do Mercado Municipal de Aguaína -To. 2022. 47 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4755-
dc.description.abstractThis work aims to provide reflections and debates on the Ethnomathematics present in the open fairs, regarding this knowledge acquired and used by the fairs in their practices of commercialization of their products. In this perspective, the question was asked: In what ethnomathematical terms do the units of magnitudes and measures assumed by the market stallholders of the Araguaína - TO municipal market enhance the knowledge of school mathematics? In which the study proposes with the objective of investigating the systems of units of magnitudes and measures assumed by the marketers, starting from the description of the practices developed by the marketers, identifying throughout the research the units of magnitudes and official and unofficial measures used, in order to to establish a relationship with Mathematics taught in the Basic Education school. From the perspective of the theoretical and practical dialogue that is proposed, it was based, among other milestones, on Ethnomathematics, as a field of research. A qualitative approach was adopted because it did not measure formal mathematics knowledge, but rather the mathematical knowledge undertaken by the vendors during the sale of their products to customers. To this end, the study carried out with the fairgrounds was carried out through ethnographic research to obtain narratives about their community and professional experiences, as well as their mathematical knowledge enhanced during the fair. The present research points out that the marketers use in their commercial practices several types of measures such as the glass, the spoon, the liter, the plate, in the kilogram, measures typical of the marketers' ethnicity.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsACESSO LIVREpt_BR
dc.subjectFeiras Livrespt_BR
dc.subjectUnidades de Grandezas e Medidas não Formaispt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectFeira do Mercado Municipal de Araguaína - TOpt_BR
dc.subjectFree fairspt_BR
dc.subjectNon-Formal Units of Quantities and Measurespt_BR
dc.subjectEthnomathematicspt_BR
dc.subjectMunicipal Market Fair Araguaína - TOpt_BR
dc.titleAs unidades de grandezas e medidas presentes na comercialização dos produtos da feira livre do Mercado Municipal de Aguaína -Topt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa proporcionar reflexões e debates sobre a Etnomatemática presente nas feiras livres, no que tange esses conhecimentos adquiridos e utilizados pelos feirantes em suas práticas de comercialização dos seus produtos. Nessa perspectiva se questionou: Em que termos etnomatemáticos as unidades de grandezas e medidas assumidas pelos feirantes da feira livre do mercado municipal de Araguaína - TO potencializam o conhecimento da Matemática escolar? Na qual o estudo propõe com o objetivo de investigar os sistemas de unidades de grandezas e medidas assumidas pelos feirantes, partido da descrição das práticas desenvolvida pelos feirantes, identificando ao longo da pesquisa as unidades de grandezas e medidas oficiais e não oficiais utilizadas, com intuito de estabelecer uma relação com a Matemática ensinada na escola de Educação Básica. Através do diálogo teórico e prático a que se propõe, pautou-se dentre outros marcos, no da Etnomatemática, enquanto, como um campo de pesquisa. Assumiu-se a abordagem qualitativa por não mensurar os conhecimentos da Matemática formal e sim os saberes matemáticos empreendidos pelos feirantes durante a venda de seus produtos com os fregueses. Para tanto, o estudo realizado junto aos feirantes se deu por meio da pesquisa etnográfica para obtenção de suas narrativas sobre as suas vivências comunitárias e experiências profissionais, bem como seus conhecimentos matemáticos potencializados durante a realização da feira. A presente pesquisa aponta que os feirantes utilizam em suas práticas comerciais vários tipos de medidas como o copo, a colher, o litro, o prato, no quilograma, medidas próprias do etno dos feirantes.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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