Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4736
Authors: Clemente, Luênnya Alves
metadata.dc.contributor.advisor: Landim, Denise Silva Paes
Title: Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço.
Keywords: Formação de professores de LI.;Ensino e aprendizagem de línguas.;Crenças sobre ensino de língua Inglesa.
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CLEMENTE, Luênnya Alves. Estudo de crenças: um olhar voltado para a formação de professores de língua inglesa em pré-serviço. 47f. Trabalho Conclusão de Curso(Graduação). Letras, Universidade Federal  do Tocantins, Araguaína, 2018.
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa discutimos a importância do estudo de crenças dentro da formação de professores de Língua Inglesa em pré-serviço. Buscamos mostrar de forma breve um apanhado das teorias que se destacam dentro da formação de professores de LI, assim como, o conceito de crenças e sua importância dentro da formação acadêmica. Baseado em Barcelos (2006), interpretamos crenças como as opiniões, pensamentos e maneiras de ver o mundo e que podem ser construídas a partir das experiências dos indivíduos. Como aponta Debrely (2016), as crenças de professores em pré-serviço podem ser resistir às mudanças, por esse motivo este estudo tem como objetivo identificar algumas crenças de três estudantes do 8°(oitavo) período de Letras/Inglês sobre o ensino e aprendizagem da língua inglesa, bem como destacar de que maneira o curso de Letras- Inglês tem atuado na construção e ressignificação de tais crenças. Este trabalho de conclusão de curso se configura como um estudo de caso exploratório dentro de uma abordagem qualitativa. Ao final deste estudo foi possível perceber a relevância do estudo de crenças na formação de professores de LI, assim como, o papel do curso de LetrasInglês na ressignificação das crenças investigadas.
Abstract: In this research we discuss the importance of the study of beliefs within the training of pre-service English language teachers. We seek to show briefly the theories that stand out in the formation of LI teachers, as well as the concept of beliefs and their importance within the academic formation. Based on Barcelos (2006), we interpret beliefs as opinions, thoughts and ways of seeing the world and that can be constructed from the experiences of individuals. As Debrely points out (2016), the beliefs of pre-service teachers may be resistant to change, for this reason this study aims to identify some beliefs of three students of the last period of Letters / English on the teaching and learning of the English language, as well as to highlight in what way the course of English Letters has acted in the construction and resignification of such beliefs. This work of completion of course is configured as an exploratory case study within a qualitative approach. At the end of this study it was possible to perceive the relevance of the study of beliefs in the formation of LI teachers, as well as the role of the English-language course in the re-signification of the investigated beliefs.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4736
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUÊNNYA ALVESCLEMENTE - TCC - LETRAS (1).pdf727.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.