Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4734
Authors: SOUSA, Marcos Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Roberto Antero da
Title: Experiencias do estágio supervisionado no processo de formação de professores no ensino de Geografia em Araguaína-TO no ano de 2018 e 2019
Keywords: Estágio;Ensino de Geografia;Formação de professores;Internship;Geography teaching;Teacher training
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Marcos Almeida de. Experiencias do estágio supervisionado no processo de formação de professores no ensino de Geografia em Araguaína-TO no ano de 2018 e 2019. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho debate sobre estágio e formação docente por meio de relato experiências vivenciadas na Disciplina de estágio em Geografia, que fazem parte do componente curricular da licenciatura, isso constitui para etapa fundamental na formação de professores de Geografia, pois e nesse primeiro momento que o acadêmico terá o contato com realidade educacional com a sua futura área de atuação profissional. Neste sentido o acadêmico terá vivenciado no ambiente educacional, nas observações do emparelhamento da estrutura física escolar, rotinas de professores, até em sala de aula. A pesquisa teve direcionamento no sentido de refletir no processo de formação de professores no âmbito das disciplinas de estágios. Devido a isso o estágio foi fundamental para trazer discussões, e relatar as experiências vivenciadas nos estágios pelo Curso de Licenciatura em Geografia. Essa vivência do estagiário ocorreu em duas escolas diferentes Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima no ano 2018, e no Colégio Estadual Guilherme Dourado. De modo complementar fez-se necessária elaboração de formulário com questões objetiva e qualitativa, foram enviado por meio aplicativo via-whastapp ao acadêmico / estagiário do Curso de Geografia no Campus – Cimba em Araguaína –TO, através desse questionário tivemos a coleta de informações sobre experiências vivenciadas e a importância do estágio no processo de formação de futuro docente no ensino de geografia. Sendo assim, o google formulário foram distribuído e enviado para acadêmicos que tiveram presente ao longo do curso, tendo aquele docente já formado no curso de geografia que também tive contato. De forma geral apresenta como resultados execução do estágio que possibilitou ao futuro docente capacidade de reflexão teórica e práticas da futura área de atuação profissional. Outro aspecto relevante deste trabalho foi evidencia experiências das práticas pedagógica desenvolvida em sala de aula, tendo mais aproximação com alunos, aperfeiçoando o conhecimentos através dos estágios na unidade concedente
Abstract: The present work discussion on internship and teacher training through reporting experiences lived in the Discipline of internship in Geography, which are part of the curricular component of the degree, this constitutes for a fundamental stage in the formation of Geography teachers, because and in this first moment that the academic will have contact with the educational reality with his future professional practice area. In this sense, the academic will have experienced in the educational environment, in the observations of the pairing of the school physical structure, teachers' routines, even in the classroom. The research acime to reflect on the process of teacher training in the scope of internship subjects. Because of this, the internship was fundamental to bring discussions, and to report the experiences lived in the internships by the Geography Degree Course. This internship experience took place in two different Schools State High Teacher Silvandira Sousa Lima in 2018, and at State High School Guilherme Dourado. In a complementary way, it was necessary to elaborate a form with objective and qualitative questions, they were sent via application via whastapp to the academic / intern of the Geography Course at the Campus - Cimba in Araguaína - TO, through this questionnaire we had the collection of information about lived experiences and the importance of the internship in the process of formation of future teacher in the teaching of geography. Therefore, the google form was distributed and sent to academics who were present throughout the course, with that teacher already trained in the geography course that I also had contact with. In general, it presents as results the execution of the internship that enabled the future teacher to cave the capacity for theoretical reflection and practices in the future professional practice area. Another relevant aspect of this work was evidence of experiences of pedagogical practices developed in the classroom, having a closer relationship with students, improving knowledge through internships in the granting unit
URI: http://hdl.handle.net/11612/4734
Appears in Collections:Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCOS ALMEIDA-TCC-GEOGRAFIA.pdf1.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.