Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4710
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFarias, Mayrhon José Abrantes-
dc.contributor.authorNascimento, Mateus Filho Vieira do-
dc.date.accessioned2023-02-08T15:33:30Z-
dc.date.available2023-02-08T15:33:30Z-
dc.date.issued2021-04-22-
dc.identifier.citationMateus Filho Vieira do Nascimento. “O corpo entre a rede, o anzol e o rio”: sentidos e significados da prática da pesca em Tocantinópolis - TO. 36. f. 2021. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4710-
dc.description.abstractThis work aims to understand the senses and meanings of fishing, as a body and leisure practice, for the riverside community in the city of Tocantinópolis / TO. Fishing, in addition to subsistence and economic activity in the region, makes use of body techniques covered with social meanings, which reveal important perspectives about the observed daily life, which directly imply in the education of the subjects' bodies. Understanding that Physical Education, as a field of knowledge, needs to potentialize the various forms of use and appropriation of the body, especially in its sociocultural and educational sense, the practice of fishing can be an important content in the vast collection to be problematized, including, in the school environment. That said, we opted to carry out a participatory field research, which we used as tools of immersion in the investigated reality, observation, open interview and the construction of field diaries. Altogether it was 2 months of immersion in the field, in this case, part of the banks of the Tocantins River, between October and November 2020, for 3 times a week, on average 4 hours a day, in which fishermen and riverside dwellers were interviewed, who made it possible to understand the relevance of leisure fishing as a way of “escaping” from everyday chores, representing a moment of rest and recreation among peers. Thus, through the qualitative analysis of the field records, an intense relationship between the river was also perceived as a work space, but also for the promotion of playfulness and social gatherings that are indispensable for the community. Furthermore, the close relationship between riverside dwellers and the environment, brings to the fore the need to deepen the dialogue between body and nature, which is very expensive for Physical Education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectPescapt_BR
dc.subjectPrática corporalpt_BR
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectFishingpt_BR
dc.subjectBody practicept_BR
dc.subjectRecreationpt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.title“O corpo entre a rede, o anzol e o rio”: sentidos e significados da prática da pesca em Tocantinópolis - TOpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender os sentidos e significados da pesca, enquanto prática corporal e de lazer, para a comunidade ribeirinha da cidade de Tocantinópolis/TO. A pesca, para além de atividade de subsistência e econômica da região, lança mão de técnicas corporais revestidas de significados sociais, que revelam perspectivas importantes acerca do cotidiano observado, que implicam diretamente na educação do corpo dos sujeitos. Entendendo que a Educação Física, como campo do conhecimento, precisa potencializar as várias formas de uso e apropriação do corpo, sobretudo, em seu sentido sociocultural e educativo, a prática da pesca pode ser um importante conteúdo no vasto acervo a ser problematizado, inclusive, no ambiente escolar. Isto posto, optamos por realizar uma pesquisa de campo, de caráter participante, o qual utilizamos como ferramentas de imersão na realidade investigada, a observação, a entrevista aberta e a construção de diários de campo. Ao todo foram 2 meses de imersão no campo, neste caso, parte das margens do rio Tocantins, entre outubro e novembro de 2020, durante 3 vezes por semana, em média 4 horas por dia, em que foram entrevistados pescadores e ribeirinhos, que nos possibilitou compreender a relevância da pesca de lazer como forma de “fuga” dos afazeres cotidianos, representando um momento de descanso e de recreação entre pares. Sendo assim, por meio da análise qualitativa dos registros de campo, também foi percebido uma intensa relação do rio como um espaço de trabalho, mas também de promoção de ludicidade e de encontros sociais indispensáveis para a comunidade. Outrossim, a relação aproximada entre os ribeirinhos e o meio ambiente, traz à tona a necessidade de aprofundamento sobre a interlocução corpo e natureza, muito caro para a Educação Física.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Mateus - VERSA_O CORRETA (2).pdf656.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.