Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Sinval de-
dc.contributor.authorCOSTA, Bruna Pires-
dc.date.accessioned2023-02-08T14:32:17Z-
dc.date.available2023-02-08T14:32:17Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCOSTA, Bruna Pires. 2021. 48 f. Um estudo em livros didáticos sobre as contextualizações e o método resolutivo das equações quadráticas. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4701-
dc.description.abstractThis work presents a study carried out in Mathematics Textbooks (DL) about the contextualization of Quadratic Equations. The guiding question was expressed in the following terms: How is the resolution of high school polynomial equations contextualized in textbooks? The general objective was to analyze the exercises on polynomial equations of the second degree, and verify the explored contextualizations. This study used bibliographical research, which enabled a contact with materials already available, such as textbooks for teachers. Three Mathematics books from the first year of High School from different collections were analyzed, namely: Conexões com a Mathematics; Mathematics: Context & Applications and Mathematics: Interaction and technology, which received a simplifying nomenclature respectively denoted by L1, L2 and L3. As a result of the research, the identification and exploration of three areas used for the contextualization of the equations of the second degree stand out, which are Physics, Civil Engineering and Economics, as well as the importance of introducing applicability and contextualization of the activities/exercises of the equations quadratics for the student's mathematical training.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectFórmula Resolutivapt_BR
dc.subjectEquações Quadráticaspt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectResolving Formulapt_BR
dc.subjectQuadratic Equationspt_BR
dc.subjectContextualizationspt_BR
dc.titleUm estudo em livros didáticos sobre as contextualizações e o método resolutivo das equações quadráticaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é apresentado um estudo realizado nos Livros Didáticos (LD) de Matemática acerca das contextualizações das equações quadráticas. A questão norteadora foi expressa nos seguintes termos: Como é contextualizada a resolução de equações polinomiais do segundo grau nos livros didáticos? O Objetivo geral foi analisar os exercícios sobre equações polinomiais de segundo grau, e verificar as contextualizações exploradas. Este estudo recorreu a pesquisa bibliográfica, que possibilitou um contato com materiais já disponíveis, como os exemplares de LD destinados aos professores. Foram analisados três livros de Matemática do primeiro ano do Ensino Médio de coleções distintas, a saber: Conexões com a Matemática; Matemática: Contexto & Aplicações e Matemática: Interação e tecnologia, os quais receberam uma nomenclatura simplificadora respectivamente denotada por L1, L2 e L3. Como resultados da pesquisa destaca-se a identificação e exploração de três áreas utilizadas para a contextualização das equações do segundo grau que são a Física, Engenharia Civil e Economia, bem como, a importância da introdução de aplicabilidades e contextualizações das atividades/exercícios das equações quadráticas para a formação matemática do aluno.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA PIRES COSTA -TCC - MATEMÁTICA.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.