Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4697
Authors: SANTOS, Thalita Fernandes dos
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Karolina Martins Almeida e
Title: Ensino de Biologia na educação de jovens e adultos: um estudo sobre as pesquisas brasileiras
Keywords: EJA;Ensino de Biologia;Inferências;Artigos;Estado da Arte;Biology Teaching;State of art;Inferences;Articles
Issue Date: 8-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS, Thalita Fernandes dos. Ensino de Biologia na educação de jovens e adultos: um estudo sobre as pesquisas brasileiras. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Biologia ) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021
metadata.dc.description.resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional direcionada a atender pessoas que não tiveram o devido acesso à escola na idade apropriada e retornaram na busca do seu direito à educação. No que compete ao ensino de Ciências/Biologia na EJA, destaca-se a relevância dos pressupostos da Educação Científica para os jovens e adultos, sendo um saber auxiliador para a compreensão social dos conhecimentos científicos e a importância da articulação desse saber com outros, como também para a aquisição de conhecimentos que ajudem a enfrentar os desafios encontrados na sociedade. Mediante isso, esta pesquisa, como parte da proposta da Rede de Pesquisa em Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (REPEC-EJA), do Projeto Universal CNPq, e do PIBIC – UFT, tem por objetivo analisar a produção científica brasileira, em específico artigos, em contextos investigativos sobre o ensino de Biologia na EJA, buscando caracterizar as situações didático-pedagógicas que considerem as especificidades da modalidade EJA. Para isso, realizou-se uma pesquisa do tipo Estado da Arte, elencando critérios para escolha dos artigos em periódicos. Foram selecionados para a pesquisa os periódicos pertencentes à área de avaliação educação e ensino, estando classificados nos Qualis A1, A2, B1 e B2 no período de (1997-2020). Como referencial de análise, utilizou-se a Análise Categorial para a elaboração de categorias sobre os objetivos, metodologia de ensino e inferências apresentados nos artigos analisados. Foram identificados quinze artigos relacionados ao ensino de Biologia na EJA. As pesquisas sinalizam a necessidade de evidenciar as experiências de vida dos alunos, respeitando e valorizando o seu conhecimento de mundo, sendo essencial elucidar os conhecimentos prévios, utilizar temáticas e diversas estratégias para abordagem dos conteúdos como indicativos para uma prática de ensino que considere as especificidades do público da EJA
Abstract: Youth and Adult Education (EJA) is an educational modality aimed at serving people who have not had proper access to school at the appropriate age and have returned in search of their right to education. With regard to the teaching of Science / Biology at EJA, the relevance of the assumptions of Scientific Education for young people and adults stands out, being an auxiliary knowledge for the social understanding of scientific knowledge and the importance of the articulation of this knowledge with others, such as also for the acquisition of knowledge that helps to face the challenges found in society. Therefore, this research, as part of the proposal of the Research Network on Science Teaching in Youth and Adult Education (REPEC-EJA), Universal Project CNPq Project, and PIBIC - UFT, aims to analyze scientific production Brazilian, in specific articles, in investigative contexts about the teaching of Biology in EJA, seeking to characterize the didactic-pedagogical situations that consider the specificities of the EJA modality. For this, a State of the Art type research was carried out, listing criteria for choosing articles in journals. The journals belonging to the area of education and teaching evaluation were selected for the research, being classified in Qualis A1, A2, B1 and B2 in the period (1997-2020). As an analytical reference, Categorical Analysis was used to elaborate categories on the objectives, teaching methodology and inferences presented in the analyzed articles. Fifteen articles related to the teaching of Biology at EJA were identified. Research indicates the need to highlight students' life experiences, respecting and valuing their knowledge of the world, and it is essential to elucidate previous knowledge, use themes and various strategies to approach the contents as indicative for a teaching practice that considers the specificities of the EJA public
URI: http://hdl.handle.net/11612/4697
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALITA FERNANDES DOS SANTOS-TCC-BIOLOGIA.pdf589.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.