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dc.contributor.advisorFONSECA, Adriano-
dc.contributor.authorLIMA, Pablo Henrique Mendes-
dc.date.accessioned2023-02-08T12:47:47Z-
dc.date.available2023-02-08T12:47:47Z-
dc.date.issued2023-02-08-
dc.identifier.citationLIMA, Pablo Henrique Mendes. Mudanças no Conteúdo de Matemática Escolar: efeitos na (re)elaboração do conteúdo de estatística do livro didático. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4684-
dc.description.abstractThe central theme addressed in this work corresponds to the possible changes in relation to the content of school mathematics, specifically basic education in the content of statistics. We problematize the production of the curriculum, here, to seek what should be the curriculum, and what are the knowledge considered as rights to be said in schools, in the sense of understanding in schools, in the sense of understanding how some factors that influence the changes of these contents in the Textbook. LD). For this discussion, we brought the readings of the documents that regulate education in Brazil, others from the field of curriculum theories and Statistics education. Thus, the main objective of the project is to understand how the discourses materialized in official education documents and in the work performed will influence changes in the content of statistics in textbooks. It is one that uses documental analysis, through the survey of collections of textbooks from Elementary School II, from the National Textbook Plan of 2020, used by the 62 schools that are guided by the Regional Board of Education of Araguaína, culminating in in the treatment and analysis of information from the two most used editions of the collection. As the A Conquista da Matemática collection was the most used, it was noticed from the analysis that, in relation to the 1998 edition, in the edition published in 2018 there was an expansion and deepening of the statistical concepts and tools to be taught and learned. In view of this, it is concluded that there have been significant changes in the way in which the content of Statistics is presented/mobilized in the editions of LDs analyzed.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLegislação Educacionalpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental.pt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Estatísticapt_BR
dc.titleMudanças no Conteúdo de Matemática Escolar: efeitos na (re)elaboração do conteúdo de estatística do livro didáticopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor-coPAULA, Fernanda Vital de-
dc.description.resumoA temática central abordada neste trabalho corresponde às possíveis mudanças em relação ao conteúdo de matemática escolar, especificamente no conteúdo de Estatística, de educação básica. Problematizamos aqui a produção do currículo, enquanto discursos curriculares que buscam dizer o que deveria ser o currículo, e quais os saberes que são considerados legítimos a serem ensinados nas escolas, no sentido de compreender alguns fatores que influenciaram as mudanças desses conteúdos no Livro Didático (LD). Para essa discussão, trouxemos leituras dos documentos que regulamentam a educação do Brasil, outras do campo das teorias de currículo e da educação Estatística. Assim, o principal objetivo do projeto é compreender como os discursos materializados nos documentos oficiais de educação e nos trabalhos teóricos influenciaram nas mudanças ocorridas no conteúdo de Estatística nos LDs. Trata-se de um estudo que se recorre à análise documental, por meio do levantamento de coleções de LDs do Ensino Fundamental II, do Plano Nacional do Livro Didático de 2020, utilizadas pelas 62 escolas que são orientadas pela Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, culminando no tratamento e análise de informações de duas edições da coleção mais utilizada. Sendo a coleção A Conquista da Matemática a mais utilizada, percebeu-se da análise que, com relação à edição de 1998, na edição publicada em 2018 houve uma ampliação e um aprofundamento dos conceitos e ferramentas Estatísticas a serem ensinadas e aprendidas. Em vista disso, conclui-se que houve mudanças significativas na maneira em que o conteúdo de Estatística é apresentado/mobilizado nas edições de LDs analisadas.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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