Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4675
Authors: Caldas, Taynara da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Landim, Denise Silva Paes
Title: Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico.
Keywords: Livro Didático.;Letramento Crítico.;Língua Inglesa.
Issue Date: 7-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: CALDAS, Taynara da Silva. Análise de uma unidade do livro didático alive high sob o ponto de vista do letramento crítico. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universi-dade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o livro didático Alive High, do 3° ano do Ensino Médio, sob o ponto de vista do letramento crítico. Busca mostrar se as propostas apresentadas no material têm o potencial de contribuir para a formação crítica do aluno, qual a contribuição do livro e como se dão as atividades de letramento crítico na unidade selecionada. Esse artigo caracteriza-se como abordagem qualitativa e segue o paradigma interpretativista, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório. Para obtenção dos dados, as atividades de uma unidade didática foram analisadas sob perspectivas do letramento crítico. Procurou-se analisar as seções da unidade do livro didático e em que correspondem cada uma delas. Além disso, consiste em explorar como os conteúdos da unidade são organizados e descreve os objetivos de cada seção. Em conclusão, foi abordado a importância dos assuntos contidos na unidade para discussões que visa contribuir para o desenvolvimento individual ou social do aluno. Ademais, os resultados das análises que o livro didático Alive High favorece ao professor e aluno no ensino/aprendizagem relacionando-o com o letramento crítico.
Abstract: This research aims to analyze the textbook Alive High, from the 3rd year of High School, from the point of view of critical literacy. It seeks to show whether the proposals presented in the material have the potential to contribute to the critical formation of the student, what the book's contribution is and how critical literacy activities are carried out in the selected unit. This article is characterized as a qualitative approach and follows the interpretivist paradigm, it is exploratory research. To obtain the data, the activities were analyzed from the perspective of critical literacy. Looking to analyze the sections of the textbook unit and to which they correspond. In addition, it explores how the unit's contents are organized and describes the objectives of each section. In conclusion, the importance of the subjects contained in the unit for discussions that aims to contribute to the individual or social development of the student was addressed. Furthermore, the results of the analyzes that the Alive High textbook favors the teacher and student in teaching/learning relating it to critical literacy.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4675
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAYNARA DA SILVA CALDAS - TCC - LETRAS.pdf805.5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.