Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4674
Authors: Freitas, Rita de Cássia Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor: Albuquerque, Francisco Edviges
Title: A festa do moqueado: um rito de passagem e de reafirmação cultural do povo Guajajara-Tenetehara.
Keywords: Educação indígena.;Ritos.;Festa do Moqueado.;Povo Guajajara.
Issue Date: 7-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FREITAS, Rita de Cássia Nogueira de. A festa do moqueado: um rito de passagem e de reafir-mação cultural do povo Guajajara-Tenetehara. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo possui por objetivo mostrar de que forma o rito de passagem feminino vivenciado pela Festa do Moqueado nas aldeias Guajajara-Tenetehara colabora para a educação indígena como reafirmação cultural deste povo. Para isso, a metodologia desenvolvida nesta pesquisa é baseada na etnografia de cunho qualitativo, onde a visita à aldeia Lagoa Quieta, na Terra Indígena Arariboia, no estado do Maranhão foi de grande importância para o desenvolvimento do trabalho, uma vez que permitiu a equipe do Laboratório de Línguas Indígenas da Universidade Federal do Norte do Tocantins participar de forma ativa à Festa do Moqueado. O artigo fundamentou-se nas teorias de ALBUQUERQUE e ALMEIDA (2012), para entender como se dá a diversidade cultural presente no processo de educação escolar indígena nas aldeias; do antropólogo GENNEP (2011) que buscou definir e classificar o termo rito; LARAIA (2020) para explicar a abrangência da palavra cultura; e ZANNONI (1999) que destrincha os aspectos sociais, históricos e culturais do povo Guajajara-Tenetehara. A construção do trabalho é dividida em quatro tópicos, sendo o primeiro direcionado à contextualização dos Guajajara; o segundo voltado para a Festa do Moqueado; o terceiro explica a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa; e o quarto é voltado para as considerações finais. Os resultados obtidos giram em torno dos saberes indígenas presentes no ritual sob uma perspectiva identitária.
Abstract: The following research proposes to analyze how the female rite of passage experienced by the Festa do Moqueado in Guajajara-Tenetehara villages contributes to indigenous education as a cultural reaffirmation of these people. For this purpose, the methodology applied on this research is based on qualitative ethnography, which leads the journey to Lagoa Quieta village, in Arariboia Indigenous Land, located in the state of Maranhão, becoming a major significance for the development of this paper, since it allowed the researches of Laboratório de Línguas Indígenas situated on the Universidade Federal do Norte do Tocantins actively participate in the Festa do Moqueado. Thus, the materials used as sources of analysis were the theories of ALBUQUERQUE and ALMEIDA (2012), understanding how the cultural diversity present in the indigenous school education process occurs in the tribes; the anthropologist GENNEP (2011) who sought to define and classify the term rite; LARAIA (2020) to explain the scope of the word culture; and ZANNONI (1999) that unravels the social, historical and cultural aspects of the Guajajara-Tenetehara people.To introduce a deeper view, the present paper is arranged into four topics, the first being directed to the contextualization of the Guajajara people; the second focused on the Festa do Moqueado; the third explains the methodology used in the research development, and the fourth is dedicated to conclusions. The essay results rely upon the context revolving around indigenous knowledge performed in the ritual under an identity perspective.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4674
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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