Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/4669
Authors: | Jesus, Márcio Junior Pereira de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Ivo Pereira da |
Title: | Manifestações matemáticas interpretadas no processo da construção de casas utilizando o adobe: um estudo a partir da etnomodelagem |
Keywords: | Educação Matemática;Etnomatemática;Etnomodelagem;Práticas culturais;Matemática escolar |
Issue Date: | 8-Dec-2021 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | Jesus, Márcio Junior Pereira de. Manifestações matemáticas interpretadas no processo da construção de casas utilizando o adobe: um estudo a partir da etnomodelagem. 43 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo se fundamentou teoricamente na Etonomodelagem para entender o processo de construção do adobe e também a utilização destes na construção das casas feitas pelos moradores da comunidade Sapé-Arraias-TO. O problema da pesquisa que direcionou esta pesquisa foi saber “que maneira pode-se trabalhar os objetos do conhecimento da Matemática a partir das manifestações matemáticas encontradas no processo de construção de casas com o adobe?” Os motivos que me levaram a desenvolver esta pesquisa estão nas minhas vivências da prática, tanto como filho de moradores dessa comunidade quanto de futuro professor de Matemática. O objetivo geral deste estudo foi perceber, a partir do processo de construção de casas com o adobe, manifestações matemáticas que podem ser consideradas pontos de partida para construir sequências de atividades para usá-las em aulas de Matemática da Educação Básica. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com os moradores sobre construção de casa, para tanto foi criado um canal na plataforma do youtube, no qual os alunos se inscreveram para aprender passo a passo como fazer adobe. Os resultados apontaram a existência de práticas etnomatemáticas nas construções de casas e a partir da interpretação dessas manifestações matemáticas, fundamentado na etnomodelagem, foram construídas sequências de atividades que permitiram o diálogo do saber popular com os objetos do conhecimento da Matemática escolar da educação básica. |
Abstract: | The study was theoretically based on Etonomodeling to understand the adobe construction process and also their use in the construction of houses made by the residents of the Sapé-Arraias-TO community. The research problem that guided this research was to know “what way can you work the objects of knowledge of Mathematics from the mathematical manifestations found in the process of building houses with adobe?” The reasons that led me to develop this research are in my practical experiences, both as a son of residents of this community and as a future Mathematics teacher. The general objective of this study was to perceive, from the process of building houses with adobe, mathematical manifestations that can be considered starting points to build sequences of activities to use them in Mathematics classes in Basic Education. Data collection was carried out through interviews with residents about house construction, for which a channel was created on the youtube platform, in which students signed up to learn step by step how to make adobe. The results showed the existence of ethnomathematical practices in the construction of houses and from the interpretation of these mathematical manifestations, based on ethnomodeling, sequences of activities were built that allowed the dialogue of popular knowledge with the objects of knowledge of school mathematics in basic education. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/4669 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia Matemática - Márcio Junior Pereira De Jesus.pdf | 21.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.