Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4630
Authors: Leal, Sabrina Milhomem
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Jemima Queiroz da
Title: A construção da identidade da professora e do professor de ciências na formação inicial: uma análise de projeto pedagógico do curso a partir de Lee Shulman
Keywords: Formação docente;Formação inicial;PPC;Ensino de Ciências e Biologia
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LEAL, Sabrina Milhomem. A construção da identidade da professora e do professor de ciências na formação inicial: uma análise de projeto pedagógico do curso a partir de Lee Shulman. 2021. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A identidade profissional docente do professor e da professora de Ciências e Biologia é um importante fator de estudo pelo alcance que tem na qualidade das ações de ensino. Nesse contexto, o currículo na formação inicial é um elemento fundamental de constituição das identificações com o estatuto profissional, com o ensino e com a significação de si na profissão. Este artigo analisou o Projeto Pedagógico Curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Porto Nacional. Trata-se uma pesquisa qualitativa, que utilizou a Análise Documental para a coleta dos dados, que foram analisados a partir das sete categorias de conhecimento necessários a formação docente delimitadas por Shulman (1987), por serem consideradas mais completas e abrangentes sobre os saberes do professor e professora no currículo. Os resultados encontrados indicam que o perfil profissiográfico e as ementas cumprem parcialmente com as categorias utilizadas. Conclui-se que há a necessidade de reflexão e observação mais criteriosa da formação inicial de docentes em Ciências e Biologia.
Abstract: The professional teaching identity of the science and biology teacher is an important factor to study because of its impact on the quality of teaching actions. In this context, the curriculum in initial training is a fundamental element in the constitution of identifications with the professional status, with teaching, and with the meaning of self in the profession. This article analyzed the Pedagogical Curricular Project of the Teacher Formation Program in Biology at the Federal University of Tocantins, Porto Nacional Campus. It is a qualitative research, which used Documentary Analysis for data collection, which were analyzed based on the seven categories of knowledge necessary for teacher formation defined by Shulman (1987), because they are considered more complete and comprehensive about the knowledge of the teacher in the curriculum. The results found indicate that the profissiographic profile and the menus partially comply with the categories used. We conclude that there is a need for reflection and more careful observation of the teacher formation in Biology.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4630
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