Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4627
Authors: BRILHANTE, Patrícia de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Olivier, Danilo da Silva
Title: Ensino de Física para deficientes visuais: elaboração de um ebook como material de apoio ao professor
Keywords: Ensino de Física. Educação inclusiva. Deficiência visual.
Issue Date: 6-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRILHANTE, Patrícia de Sousa. Ensino de Física para deficientes visuais: elaboração de um ebook como material de apoio ao professor. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Física )- Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um ebook intitulado “Ensino de Física para deficientes visuais” como material de apoio ao professor da Educação Básica para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de tópicos de Física, para alunos com deficiência visual. Foi feito um levantamento bibliográfico de artigos científicos, dissertações e monografias produzidos nos últimos dez anos, a fim de fazer um compilado de trabalhos (no ebook) visando facilitar o planejamento das aulas. O ebook foi organizado por áreas de conhecimento da Física: Mecânica, Termologia, Óptica, Ondulatória, Eletromagnetismo, Física Moderna, Astronomia e Outros (trabalhos que não tratam de um tópico específico da Física). Para a produção do material utilizou-se o aplicativo online e gratuito Canva (versão Canva para Educação), uma ferramenta de design gráfico bastante conhecida. Através da pesquisa foi possível constatar a escassez de trabalhos sobre ensino de Física voltados para a produção de materiais didáticos adaptados a deficientes visuais
Abstract: This research aimed to develop an eBook entitled "Teaching Physics for the Visually Impaired" as support material for the Basic Education teacher to assist in the teaching-learning process of Physics topics for students with visual impairments. A bibliographic survey was carried out of scientific articles, dissertations and monographs produced in the last ten years, to make a compilation of works (in the eBook) to facilitate the planning of classes. The eBook was organized by areas of knowledge of Physics: Mechanics, Thermology, Optics, Wave, Electromagnetism, Modern Physics, Astronomy and others (works that do not deal with a specific topic in Physics). To produce the material, the free online application Canva was used (Canva version for Education), a well-known graphic design tool. Through the research it was possible to verify the scarcity of works on Physics teaching aimed at the production of didactic materials adapted to the visually impaired
URI: http://hdl.handle.net/11612/4627
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRICIA DE SOUSA BRILHANTE-TCC-FÍSICA.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.