Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Érica Cupertino-
dc.contributor.authorFranco, Xaieny Luiza de Souza Oliveira-
dc.date.accessioned2023-02-03T19:41:43Z-
dc.date.available2023-02-03T19:41:43Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationFRANCO, Xaieny Luiza de Souza Oliveira. O uso de simuladores para uma aprendizagem significativa no ensino de física. 2018. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Física, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4603-
dc.description.abstractDavid Ausubel's Theory of Meaningful Learning is based on the prior knowledge of the students, in the same way that Paulo Freire's Method uses the student's world reading as a basis for learning. Both Ausubel and Freire elaborate strategies aimed at promoting this learning, whether by subsumption or generating words. At present, these approaches can be developed through using the available digital resources; resources that provide us real-time information and communication, making it possible to understand the concepts of physics in a more interactive and engaging way. For this to happen the teacher must be aware of what these digital information and communication technologies can help as pedagogical resources in the teaching and learning processes of these students. Computational simulators, especially those with greater interactivity, can promote an improvement in the learning of basic concepts in physics classes, always in the light of David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. In the present work, we will develop a discussion about the use of digital technologies for meaningful learning as well as a list of the main software simulations that can be used in this process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
dc.subjectSimuladores Computacionaispt_BR
dc.subjectSignificant Learningpt_BR
dc.subjectDigital Technologiespt_BR
dc.subjectComputational Simulators.pt_BR
dc.titleO uso de simuladores para uma aprendizagem significativa no ensino de física.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel baseia-se no conhecimento prévio dos alunos, da mesma forma que o Método de Paulo Freire utiliza da leitura de mundo do aluno como base para aprendizagem. Tanto Ausubel quanto Freire elaboram estratégias que visam promover essa aprendizagem, seja subsunçores ou palavras geradoras. No atual momento, essas abordagens podem ser desenvolvidas através da utilização dos recursos digitais disponíveis; recursos estes que nos fornecem informação e comunicação em tempo real, possibilitando compreender os conceitos físicos de uma forma mais interativa e envolvente. Para que isso aconteça o professor deve estar atento ao que essas tecnologias digitais de informação e comunicação possam auxiliar como recursos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem destes alunos. Os simuladores computacionais, principalmente os que possuem maior interatividade, podem promover uma melhoria na aprendizagem dos conceitos básicos nas aulas de Física, sempre à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. No presente trabalho, desenvolveremos uma discussão sobre o uso das tecnologias digitais voltada à uma aprendizagem significativa, tal como uma lista dos principais softwares de simulações que podem ser utilizados nesse processo.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::FÍSICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
XAIENY LUIZA DE SOUZA OLIVEIRA FRANCO - TCC - FÍSICA.pdf765.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.