Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4566
Authors: Martins, Letícia Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Medeiros, Valéria da Silva
Title: Remição prisional e práticas de leitura como meio de redução de pena, em consonância a ressocialização da condenada em sociedade.
Keywords: Remição Prisional.;Leitura.;Presídio Feminino.;Ressocialização.
Issue Date: 31-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: MARTINS, Letícia Carvalho. Remição prisional e práticas de leitura como meio de redução de pena, em consonância a ressocialização da condenada em sociedade. 56f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2017.
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia aborda o Projeto de Remição pela Leitura, regulamentado pela PORTARIA CONJUNTA N.º 276, DE 20 DE JUNHO DE 2012. Este trabalho visa uma abordagem acerca das práticas de leitura e remição, uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental, esclarecendo a leitura como fator que reintegra a apenada em sociedade, o foco central aqui é a mulher como detentora da pena, aprisionada em sua ociosidade. Dividido em 6 capítulos, que esclarecem diretamente a leitura e sua importância. Como objetivo geral, apresentar a população carcerária como indivíduos capazes de se reintegrarem à sociedade após a aplicabilidade do Projeto de Remição pela Leitura. Este texto ainda vem versar sobre a pena em sua totalidade, desde a função ressocializadora até o modo de tratamento que o preso recebe, contando com autores com Fernando Capez, Rogério Greco, e no âmbito literário em destaque temos Antônio Cândido e Regina Zilberman. Entende-se que a relevância desta abordagem engloba não só os profissionais da área da educação, como também o meio jurídico, estudantes e comunidade em geral.
Abstract: This monograph deals with the Project for Remission by Reading, regulated by JOINT PORTLAND No. 276, JUNE 20, 2012. This work aims at an approach on reading and remission practices, a bibliographic and documentary research, clarifying the Reading as a factor that reintegrates the distressed in society, the central focus here is the woman as custodian, imprisoned in her idleness. Divided into 6 chapters, which directly clarify reading and its importance. As a general objective, to present the prison population as individuals capable of being reintegrated into society after the applicability of the Remission Project by Reading. This text is still about the punishment in its entirety, from the resuscitation function to the mode of treatment that the prisoner receives, counting on authors with Fernando Capez, Rogério Greco, and in the literary field in particular we have Antônio Cândido and Regina Zilberman. It is understood that the relevance of this approach encompasses not only professionals in the field of education, but also the legal environment, students and the community in general.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4566
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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