Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4553
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Tania Regina Martins-
dc.contributor.authorCunha, Ionara Miranda da-
dc.date.accessioned2023-01-30T21:29:10Z-
dc.date.available2023-01-30T21:29:10Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.citationCUNHA,Ionara Miranda da. Análise semiótica do programa projovem urbano. 56 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4553-
dc.description.abstractnão informadopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectProjovem Urbano.pt_BR
dc.subjectSemiótica francesa.pt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.subjectGênero social.pt_BR
dc.titleAnálise semiótica do programa projovem urbano.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho de conclusão de curso relatamos uma pesquisa que se estruturou a partir do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano e sua atuação em uma comunidade carente da cidade de Araguaína – TO. A perspectiva teórica que norteou este estudo foi a semiótica francesa. Com base em seus pressupostos foram interpretadas as falas de cinco beneficiadas pelo projeto na comunidade Costa Esmeralda. Como metodologia, foi utilizada a técnica de entrevista para investigar o que o Projovem mudou nas suas vidas. A partir de seus relatos, foi possível perceber como esse programa foi importante para seus participantes. Nesse sentido, o programa pode ser considerado um divisor de águas em suas vidas. Segundo informaram, antes se sentiam excluídas da sociedade, com baixa autoestima, sem perspectiva de uma vida melhor. Após o Projovem, porém, sentiram fazer parte do mundo. O programa representou, portanto, importante ação social de apoio educacional a mães de famílias carentes, considerando-se que maior parte de seu público é composto por mulheres e são elas as maiores excluídas das oportunidades em nossa sociedade. Além disso, tornaram-se autoconfiantes e passaram a vislumbrar possibilidades antes jamais pensadas para suas vidas, como a inserção no mercado de trabalho, a conclusão de seus estudos e o ingresso em um curso superior, com o objetivo de oportunizar melhores condições para seus familiares.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IONARA MIRANDA DA CUNHA - TCC - LETRAS.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.