Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4536
Authors: Ferreira, Marilene dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Franco, David Gabriel de Barros
Title: Proposta de roteirização para o transporte público universitário de Araguaína, TO.
Keywords: Transporte Público;Roteirização de Veículos;Problema do Caixeiro-Viajante;Public Transportation;Vehicle Routing;Traveling Salesman Problem.
Issue Date: 25-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: FERREIRA, Marilene dos Santos. Proposta de roteirização para o transporte público universitário de Araguaína, TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021
metadata.dc.description.resumo: O transporte público coletivo facilita o deslocamento das pessoas e colabora para que a população possa realizar atividades cotidianas e contribui para que o trânsito tenha agilidade e rapidez. Entretanto, observa-se que os serviços ofertados nem sempre atendem as expectativas e necessidades dos passageiros. Tendo em vista essa baixa eficiência do transporte público, o presente trabalho busca modelar uma nova rota de ônibus voltada para o público universitário da cidade de Araguaína, Tocantins, contribuindo para a melhoria do serviço ofertado. Para tanto, recorreu-se ao Problema do Caixeiro-Viajante (PCV), que busca encontrar o circuito de menor custo que conecta vários pontos, passando uma única vez por cada ponto e retornando à origem. Limitando-se a oito Instituições de Ensino Superior (IES), foi possível construir uma rota ótima com 26,4 km e tempo ideal de percurso de aproximadamente 44 minutos. A efetiva implantação dessa rota proporcionará aos estudantes uma alternativa às rotas fragmentadas existentes, permitindo maior integração entre as IES e redução no tempo de deslocamento entre elas, além de conectar vários pontos centrais da cidade.
Abstract: Collective public transport facilitates the movement of people and helps the population to carry out daily activities and contributes to the agility and speed of traffic. However, it is observed that the services offered do not always meet the expectations and needs of passengers. In view of this low efficiency of public transport, this work seeks to model a new bus route aimed at university students in the city of Araguaína, Tocantins, contributing to the improvement of the service offered. For this purpose, the Traveling Salesman Problem (TSP) was used, which seeks to find the lowest cost circuit that connects several points, passing through each point only once and returning to the origin. By limiting itself to eight Higher Education Institutions (HEI), it was possible to build an optimal route with 26.4 km and an ideal journey time of approximately 44 minutes. The effective implementation of this route will provide students with an alternative to the existing fragmented routes, allowing for greater integration between the HEI and reduced travel time between them, in addition to connecting several central points in the city.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4536
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