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Authors: Aguiar, Mauro Sergio Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Title: O rap na escola: contribuições para a leitura e a produção textual subsidiadas pela semiótica discursiva.
Keywords: Rap.;Práticas de leitura.;Produção textual.;Semiótica discursiva.
Issue Date: 7-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AGUIAR,Mauro Sergio Gomes. O rap na escola: contribuições para a leitura e a produção textual subsidiadas pela semiótica discursiva. 49f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute a possibilidade de utilizar o rap nas aulas de língua portuguesa da Educação Básica, buscando promover uma conscientização dos alunos a respeito da situação da discriminação que recai sobre problemas sociais tematizados nas letras desse gênero musical. Os rappers são originais de muitas populações moradoras de bairros das periferias das cidades grandes, onde são confinadas certas minorias por imposições econômicas, sociais e raciais. Em especial, temos em vista a proximidade entre esse contexto tematizada nas letras de rap e a realidade dos bairros periféricos de Araguaína. Vivemos um tempo de comunicação rápida. Sem dúvida, a linguagem verbal, sobretudo a escrita, ocupa uma posição de destaque no universo da comunicação, enquanto verifica-se um número acentuado de jovens sem interesse com a leitura, e consequentemente com as atividades relacionadas com a escola. Muitos são os fatores que explicam esse desinteresse, como as mídias dos celulares e computadores que apontam para universos mais sedutores do que o oferecido pela escola em suas práticas mais tradicionais de leitura e escrita. Uma proposta que defendemos é a possibilidade de inserir musica no cenário escolar. Sem querer interferir ou menosprezar outros gêneros, como os da MPB, o forró, o samba, o sertanejo universitário ou o axé, indicamos o rap, ou hip-hop, por se constituir como um gênero musical que abrange toda uma problemática do contexto social dos alunos participantes das escolas públicas no nosso Estado, buscando uma forma de envolvimento com a leitura e uma produção textual mais crítica e significativa. Para analise das composições musicais, mobilizamos a semiótica discursiva, teoria que se volta para a compreensão dos processos de significação, considerando as articulações entre um plano de expressão e um plano de conteúdo. Como se trata de um gênero sincrético, utilizamos produções da semiótica da canção. Finalmente, apresentamos algumas propostas de encaminhamento didático.
Abstract: This paper discusses the possibility of using rap in Portuguese language classes at Basic Education, seeking to promote students' awareness of the situation of the discrimination that falls on social problems thematized in the lyrics of this genre musical. Rappers come from many populations living in suburban neighborhoods. of big cities, where certain minorities are confined by economic, social and and racial. In particular, we have in mind the proximity between this context thematized in the lyrics of rap and the reality of the peripheral neighborhoods of Araguaína. We live in a time of communication fast. Undoubtedly, verbal language, especially writing, occupies a prominent position in the world of communication, while there is a large number of young people without interest in reading, and consequently in school-related activities. There are many factors that explain this lack of interest, such as cell phone media and computers that point to more seductive universes than the one offered by the school in their more traditional practices of reading and writing. One proposal we support is the possibility of inserting music in the school scenario. Without wanting to interfere or belittle other genres, such as MPB, forró, samba, university sertanejo or axé, we indicate rap, or hip-hop, as it is a musical genre that encompasses an entire problematic of the social context of students participating in public schools in our State, seeking a form of involvement with reading and a more critical and meaningful. For the analysis of musical compositions, we mobilize semiotics discursive, a theory that focuses on understanding the processes of meaning, considering the articulations between an expression plane and a content plane. As if deals with a syncretic genre, we use productions from the semiotics of the song. Finally, we present some proposals for didactic guidance.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4452
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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