Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4450
Authors: Araújo, Julice da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Maria Eleuda de
Title: As contribuições do Pibid na formação docente: uma experiência em Araguaína.
Keywords: Teoria.;Prática.;Formação docente.;Pibid.
Issue Date: 7-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: ARAÚJO,Julice da Silva. As contribuições do Pibid na formação docente: uma experiência em Araguaína. 26f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação docente. O texto discute dados de uma pesquisa realizada com os participantes do subprojeto do curso de Letras da UFT/Araguaína. Pondo em evidência a formação de professores, será dada uma atenção especial aos relatos dos bolsistas participantes da pesquisa, procurando assim identificar em seus depoimentos até que ponto o PIBID vem contribuindo e quais as implicações para a formação profissional dos participantes do Programa. Nos procedimentos metodológicos foi adotado um enfoque qualitativo recorrendo à realização de questionários com perguntas subjetivas com estudantes bolsistas, professores/supervisores e a coordenadora do subprojeto. Considerando a formação inicial de professores, os estudos de Canário, Tardif, Nóvoa, Paulo Freire, entre outros, contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. Os resultados sugerem que o PIBID contribui significativamente para a formação profissional de cada participante envolvido no programa, favorecendo a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzindo novas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional.
Abstract: This work of course conclusion aims to present the contributions of the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID), of the course of Letters for teacher training. The text discusses data from a survey performed with participants of the subproject of the course of Letters/Araguaína. Putting in evidence the teacher training, it is given particular attention to the reports of the participant scholars of the survey seeking this way to identify in their reports to what extent the PIBID has contributed and what are the implications for the professional training of the participants in the Program. In the methodological procedures it was adopted a qualitative approach appealing to the performance of questionnaires with subjective questions with scholarship students, teachers/ supervisors and the coordinator of the subproject. Considering the initial training of teachers, the studies of Canário, Tardif, Nóvoa and Paulo Freire, contributed to a theoretical reflection of this research. The results suggest that the program contributes significantly to the training of each participant involved in the program, helping to create a building space of a new knowledge produced in the relations between institutions and individuals, integrating the different knowledges that constitute with the professional knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4450
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULICE DA SILVA ARAÚJO - TCC - LETRAS.pdf475.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.