Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4446
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dc.contributor.advisorStach-Haertel, Brigite Ursula-
dc.contributor.authorSilva, Eliane Santos da-
dc.date.accessioned2022-12-06T14:10:24Z-
dc.date.available2022-12-06T14:10:24Z-
dc.date.issued2022-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Eliane Santos da. A influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4446-
dc.description.abstractAffectivity is one of the most genuine expressions of the human being; from birth to aging. From the first school contact, affection gains notoriety as well as other emotional, cognitive and social skills that are so relevant and demanded in everyday life. In view of this, our research subject/topic arises: Which is the importance of affectivity for an education excellence? The general objective of this study was to look for hypotheses that influence affectivity, based on bibliographic and field research, as a mediator of meaningful learning by children during the early years of Elementary School. The specific objectives sought to explore in the main educational and pedagogical literature, such as those by Wallon, Piaget and Vygotsky, theoretical foundations that supported our initial hypothesis of the connection between affectivity and meaningful learning; aiming to deepen discussion looking for official documents that reveal the importance of affectivity for future generations, enhanced by field research aimed at: (a) understanding the importance of affection; (b) the teacher-student relationship; and, (c) analysis and discussion of field research. The field research was answered by teachers and students by 4th and 5th years at an elementary school at Miranorte municipality in the state of Tocantins, Brazil, whose results, even in the middle of a pandemic, showed a positive an important judgment/standing/position of the affective condition on the learning process, ranking second only behind the importance of a good explanation for the subject being taught.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação infantil e ensino fundamentalpt_BR
dc.titleA influência da afetividade como mediadora da aprendizagem: um recorte com crianças nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA afetividade é uma das mais genuínas expressões do ser humano; do nascimento ao envelhecimento. A partir do primeiro contato escolar o afeto ganha notoriedade assim como demais aspectos emocionais, cognitivos e sociais tão relevantes e exigidos no cotidiano. Diante disso surge nosso problema de pesquisa: Qual a importância da afetividade para uma educação de qualidade? Este trabalho teve como objetivo geral, examinar hipóteses a partir das quais se investigou a influência da afetividade na qualidade de mediadora da aprendizagem significativa de crianças dos anos iniciais Ensino Fundamental a partir de pesquisa bibliográfica e de campo. Os objetivos específicos buscaram explorar nas principais obras educacionais e pedagógicas, tais como as de Wallon, Piaget e de Vygotsky, fundamentação teórica que sustentasse nossa hipótese inicial da articulação entre afetividade e a aprendizagem significativa; além de complementar a discussão com documentos oficiais que revelam a importância da afetividade para as futuras gerações potencializada pela pesquisa de campo visando: (a) compreender a importância da afetividade; (b) a relação professor-aluno; e, (c) análise e discussão da pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi respondida por professores e alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental em escola do município de Miranorte/TO, cujos resultados, mesmo em meio à pandemia, apresentaram uma avaliação positiva quanto a importância da condição afetiva no processo de aprendizagem, ficando na segunda colocação atrás apenas da importância de uma boa explicação para a matéria lecionada.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

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