Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4431
Authors: Silva, Paulo Ricardo Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Galvão, Naiana Siqueira
Title: Reflexões do fator humanização e a leitura literária dos graduandos do curso de letras inglês – Cimba.
Keywords: Literatura.;Humanização.;Alteridade.;Narrativas.;Letras.
Issue Date: 30-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SILVA,Paulo Ricardo Santos. Reflexões do fator humanização e a leitura literária dos graduandos do curso de letras inglês – Cimba. 80f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Os alunos que optam pelo curso de Letras independente de suas escolhas, Habilitação de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas ou de Língua Inglesa e respectivas Literaturas, trilham por grades curriculares respectivas às literaturas e suas correlacionadas. Durante o estudo dessas disciplinas, certas obras literárias podem fazer com que esse aluno leitor se sinta identificado, próximo da ‘realidade’ vivida pelas personagens. Essa ficção narra diversas histórias que desencadeiam estados, emoções que integram para o desenvolvimento da alteridade que é crucial para alcançar o processo de humanização posto por Candido. Deste modo, este trabalho realiza uma análise dos relatos de cinco acadêmicos, colaboradores, do sétimo período do curso de Letras Inglês no intuito de compreender o modus operandi dessa humanização que apresenta traços de suas infâncias, adolescência até o trajeto do curso, contemplando as disciplinas de literaturas cursadas na graduação, bem como, discutindo os efeitos que essas leituras causaram em suas vidas. Portanto, a pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. Utilizamos a metodologia da História Oral de Paul Thompson (1992) para produzir, por meio de entrevistas, as narrativas das histórias dos colaboradores. No aporte teórico movemos os conceitos da crítica literária de Antonio Candido (2011), cujo autor defende a teoria da constituição do processo de Humanização pela e através da Literatura, surgem no diálogo Todorov (2009), Barthes (1987) e Compagnon (2009). Diante das análises realizadas, por meio das narrativas, observamos que determinadas leituras literárias perfizeram mudanças quanto ao julgamento pessoal, às formas de avaliar situações opressoras que envolvem os contextos de gêneros e de algum teor religioso. Nossos colaboradores alegaram que suas experiências com a literatura fomentou as expansões de suas reflexões contribuindo, dessa forma, para exercerem atitudes mais humanizadas.
Abstract: Students choose Letters Course regardless of their choices, Portuguese Language and its respective Literatures or English Language and its respective Literatures, go through curricular grades corresponding to literatures and their correlated subjects. During the study of these disciplines, certain literary works can make this student who is a reader, feel identified and close to the ‘reality’ lived by the characters. This fiction tells several stories that trigger states, emotions that integrate for the development of otherness is crucial to achieve the humanization process promoted by Candido. In this way, this work analyzes the reports of five academics, our collaborators, from the seventh period of the English Letters course in order to understand the modus operandi of this humanization that presents some traces of their childhood, adolescence until the course path contemplating the literacy disciplines taken at undergraduate degree, as well as, discussing the effects that these readings had on their lives. Therefore, the research is based on a qualitative with a bibliographic aspect. We used the methodology of Oral History developed by Paul Thompson (1992) to produce, through interviews, the narratives of the collaborators' histories. In the theoretical contribution we move the concepts of literary criticism by Antonio Candido (2011), whose author defends the theory of the constitution of the Humanization process by and through Literature, appear in the dialogue Todorov (2009), Barthes (1987) and Compagnon (2009). In our view according to the analyzes carried out, through the narratives, we observed that certain literary readings composed changes in their personal judgments, in the ways of evaluating oppressive situations which involve the contexts of genres and some religious meaning. Our collaborators claimed that their experiences with literature encouraged the expansion of their reflections, thus contributing to exercise more their humanized attitudes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4431
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO RICARDO SANTOS SILVA.pdf840.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.