Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4430
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlencar, Elisa Borges de Alcântara-
dc.contributor.authorRocha, Nara da Costa Sandes-
dc.date.accessioned2022-11-29T21:54:45Z-
dc.date.available2022-11-29T21:54:45Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationROCHA,Nara da Costa Sandes. Ensino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente. 30f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4430-
dc.description.abstractThis article aims to bring some theoretical and practical reflections on interculturality and how it could provide a language education in order to foster more effective and inclusive teaching and learning. We understand that teaching English goes beyond understanding the language and its grammatical rules. Therefore, knowing cultural diversity is important to expand not only the understanding of the world, but also the understanding of how languages are important in our construction as social subjects. We outline the importance of using interculturality in teaching work, bringing enriching contributions to English language teachers. We argue that the interaction between cultures (local and global) occurs through self-awareness and the context in which cultural and identity diversities are aligned with the subject's ability to critically position himself. This is a qualitative bibliographic research with theoretical and practical support that can be used as a teaching tool in English language classes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectInterculturalidade,pt_BR
dc.subjectFormação de Professores.pt_BR
dc.subjectLíngua inglesa.pt_BR
dc.subjectEducação Linguística.pt_BR
dc.titleEnsino de língua inglesa e interculturalidade: reflexões teórico-práticas para o fazer docente.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como finalidade trazer algumas reflexões teórico-práticas sobre a interculturalidade e como ela poderia propiciar uma educação linguística a fim de fomentar um ensino e aprendizagem mais efetivos e inclusivos. Entendemos que ensinar Inglês vai além da compreensão da língua e suas regras gramaticais. Sendo assim, conhecer a diversidade cultural é importante para ampliar não apenas a compreensão de mundo, mas também a compreensão de como as línguas são importantes em nossa construção em quanto sujeitos sociais. Delineamos a importância do uso da interculturalidade no trabalho docente, trazendo contribuições enriquecedoras para os professores de língua inglesa. Defendemos que a interação entre as culturas (locais e globais) ocorre pelo intermédio da autoconsciência e do contexto em que as diversidades culturais e identitárias estão alinhadas com a capacidade do sujeito posicionar-se criticamente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com aporte teórico-prático que pode ser usado como ferramenta de ensino nas aulas de língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARA DA COSTA SANDES ROCHA - TCC - LETRAS.pdf845.55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.