Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVieira, Miliane Moreira Cardoso-
dc.contributor.authorReis, Kaliny Alves Miranda-
dc.date.accessioned2022-11-28T18:59:17Z-
dc.date.available2022-11-28T18:59:17Z-
dc.date.issued2022-11-28-
dc.identifier.citationREIS,Kaliny Alves Miranda. A residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova. 54f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4422-
dc.description.abstractThe following work has as its subject of study the use of the didactic textbook during the pedagogical residency of English Language at Escola Vila Nova in Araguaína. We aim to highlight the contributions of the pedagogical residency, especially with regard to the analysis of the use of the didactic textbooks in the teaching of English, in a class of the sixth year of elementary school II. This research is characterized as a case study with a qualitative approach, inserted in the field of Applied Linguistics. To obtain the data, we performed an analysis based on reports produced in partial and final reports, a participant observation and an analysis of the speech of two English Language teachers from the school studied, through the application of a questionnaire. As a result, we conclude that the use of the didactic textbook can bring advantages to the teaching and learning process of English Language, as long as it is used in a conscious way, activating critical thinking, making adaptations to its context, seeking the student's interest for the classes, and choosing what to use and not to use. We also realized that the Pedagogical Residency Program had great relevance, as it was evidenced contributions on how to plan classes with the use of the didactic textbook, warning about the conscious use of the material and the possibility of its non-linear use.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectResidência pedagógica.pt_BR
dc.subjectLivro didático.pt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa.pt_BR
dc.titleA residência pedagógica e o uso do livro didático na disciplina de língua inglesa no 6°ano do ensino fundamental na escola Vila Nova.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO trabalho a seguir tem como tema de estudo o uso do livro didático durante a residência pedagógica de Língua Inglesa na Escola Vila Nova de Araguaína. Objetivamos evidenciar as contribuições da residência pedagógica, principalmente no que tange a análise do uso do livro didático no ensino de língua inglesa, numa turma do sexto ano do ensino fundamental II. Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, inserido no campo da Línguistica da Aplicada. Para obtenção dos dados realizamos uma análise a partir de relatos produzidos nos relatórios parciais, uma observação participante e, uma análise do discurso de dois professores de LI da escola pesquisada, por meio de aplicação de questionário. Como resultados concluimos que o uso do livro didático pode trazer vantagens ao processo de ensino e aprendizagem de LI, desde que seja utilizado de forma consciente, ativando o pensamento crítico, realizando-se adaptações para o seu contexto, buscando o interesse dos alunos para as aulas, e escolhendo o que usar e o que não usar. Percebemos, também, que o Programa de Residência Pedagógica teve grande relevância, pois foram evidenciadas contribuições de como planejar aulas com o uso do livro didático, alertando sobre o uso consciente do material e a possibilidade do uso não linear do mesmopt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KALINY ALVES MIRANDA REIS - TCC - LETRAS.pdf718.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.