Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarbosa, Selma Maria Abdalla Dias-
dc.contributor.authorFilho, João Gomes dos Santos-
dc.date.accessioned2022-11-24T15:58:50Z-
dc.date.available2022-11-24T15:58:50Z-
dc.date.issued2022-11-24-
dc.identifier.citationFILHO,João Gomes dos Santos. Mediação do processo de aprendizagem o pré-serviço de docência em língua inglesa. 60f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4414-
dc.description.abstractIt is a descriptive and qualitative action research, done in Araguaína-TO, which reports the author's experience as a tutor for an institutional program locally named Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI) in the second semester of 2019, in a discipline of English Language from the initial periods of the Licensing Degree in Language Arts in the Federal University of Tocantins. The object of research is the contributions of the student-tutor / monitor in the mediation of the learning process in English Language, by wondering about possibilities of reaching self-directed learning. Through a questionnaire, by activities, observation, dialogues and inquiries, the learning difficulties faced by students assisted by tutoring were raised in order to guide the planning of classes and program activities, as well as allowing self-reflection on teaching practice. It is also reported the experience and responsibilities triggered from the pre-exercise of teaching in planning and conducting expository classes in a specific teaching planning model, by using authentic and low-cost didactic resources, in order to minimize learning difficulties, as well as aiming to reduce the disapprobation and dropout rate of specific English minors in the Language Arts. At the end, a reflective self-critical report of the practice of pre-teaching is exposed, as well as possibilities for referrals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectTutoria.pt_BR
dc.subjectAutorregulação da aprendizagem.pt_BR
dc.subjectProcesso de Aprendizagem.pt_BR
dc.subjectPlano de ensino.pt_BR
dc.subjectAutorreflexão.pt_BR
dc.titleMediação do processo de aprendizagem o pré-serviço de docência em língua inglesa.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa-ação de cunho descritivo e qualitativo, realizada em Araguaína-TO, que relata a experiência do autor enquanto tutor bolsista do Programa de Apoio ao Discente Ingressante (PADI) no segundo semestre do ano de 2019 em uma disciplina de Língua Inglesa integrante dos períodos iniciais do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Tocantins. O objeto de pesquisa é as contribuições do aluno-tutor/monitor na mediação do processo de aprendizagem em língua inglesa, questionando as possibilidades de se alcançar a autorregulação da aprendizagem discente. Por meio de questionário, atividades, observação, diálogos e indagações, foram levantadas as dificuldades de aprendizagem enfrentadas pelos alunos assistidos pela tutoria de modo a nortear o planejamento das aulas e das atividades do programa, bem como permitir a autorreflexão sobre a prática docente. É relatado também a experiência e as responsabilidades advindas do pré-exercício da docência em planejar e reger aulas expositivas em modelo específico de planejamento de ensino, com utilização de recursos didáticos autênticos e de baixo custo, a fim de minimizar dificuldades de aprendizagem, bem como reduzir o índice de reprovações e de evasão das disciplinas de Língua Inglesa no Curso de Letras. Ao final, é exposto um relato autocrítico reflexivo sobre a prática da pré-docência bem como possibilidades de encaminhamentos.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO GOMES DOS SANTOS FILHO - TCC - LETRASS.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.