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Authors: Silva , Josiane de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Rubra Pereira de
Title: Literatura e ensino: alteridades e interseccionalidades na formação do leitor de textos literários
Keywords: Alteridade; Formação do leitor literário; Interseccionalidades; Literatura; Ensino; Alterity; Reader training; Intersectionality; Literature; Teaching
Issue Date: 22-Jun-2022
Citation: SILVA, Josiane de Almeida. Literatura e ensino: alteridades e interseccionalidades na formação do leitor de textos literários.2022.107f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa visa contribuir na reflexão da necessidade de sensibilizar docentes que aspiram a formação de estudantes leitores/as com vistas ao entretenimento, à fruição estética, à sensibilidade humana e à construção de autonomia e dignidade no exercício da cidadania. Consideramos que a Literatura, em seu objetivo ideal pode propiciar compreensão sobre o papel efetivo da alteridade na interação de pessoas, a formação de leitores(as), a diversidade cultural, de gênero, língua, raça, ou seja, as interseccionalidades inerentes ao ser humano, tais como aspectos relativos à Literatura e ao ensino. Especificamente, concebemos a proposta de implementação legal da educação literária e do letramento literário. Nesse sentido, o aporte teórico do estudo destaca a concepção dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2009 [1929]); as transformações das práticas relacionadas à leitura e à Literatura na sociedade brasileira (ARANA; KLEBIS, 2015); o poder humanizador e sensível da Literatura (CANDIDO, 1972), o letramento literário (COSSON, 2006), além de PerroneMoisés (2006), Zilberman (1989), Cosson (2006), Silva (2004) dentre outros autores e enfoques relativos ao tema. Metodologicamente, apresentamos uma pesquisa bibliográficodocumental, destacando documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, década de 1990), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCNEM, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017/2018), no que tange à educação literária na educação básica, visando levantar informações suficientes sobre a prática docente, em conformidade com o que está proposto, sobretudo, nas diretrizes curriculares nacionais de ensino, a fim de garantir efetividade na leitura do texto literário e na formação de leitores sensíveis, críticos e reflexivos. Das análises documentais em contraponto com pesquisas bibliográficas, destacamos o progressivo apagamento da Literatura e a pretensa invisibilidade de determinados aspectos que levam à continuidade ou intensificação de problemas nessa área (MENDES, 2020), enquanto componente curricular importante para uma educação que tenha como foco essencial a formação de leitores de textos estéticos, em suas diferentes formas de manifestação literária. Negar a Literatura é afastar os/as estudantes da leitura de diferentes gêneros literários que demonstram a diversidade humana em sua pluralidade cultural, histórica, política e social, uma vez que os textos literários representam um conjunto dos saberes (IPIRANGA, 2019) experienciados pelo homem ao longo de toda a sua história, que, em razão disso, são ressignificados pela linguagem.
Abstract: In this research, we discuss the importance of the teacher's mediating role in the teaching and learning of literature, in the sense of contributing to the formation of student readers with a view to entertainment, aesthetic enjoyment, human sensitivity and the construction of autonomy and dignity in the exercise of citizenship. We consider that literature, in its main objective, should provide an understanding of the effective role of alterity in the interaction of people, the formation of readers, cultural diversity, gender, language, race, that is, the intersectionalities inherent to the human being, such as aspects related to literature and to teaching. Specifically, we conceived the proposal for the legal implementation of literary education and literary literacy. In this sense, the theoretical contribution of the study highlights the dialogical conception of language (BAKHTIN, 2009 [1929]); the transformations related to reading and literature in Brazilian society (ARANA; KLEBIS, 2015); the humanizing and sensitive power of literature (CANDIDO, 1972), literary literacy (COSSON, 2006), in addition to Perrone-Moisés (2006), Zilberman (1989), Cosson (2006), Silva (2004) among other authors and approaches related to the theme. Methodologically, we present a bibliographic- documentary, highlighting official documents such as the National Curricular Parameters (PCN), the Curriculum Guidelines for High School (OCNEM) and the National Curricular Common Base (BNCC), for the work of literary education in basic education, aiming to gather sufficient information about teaching practice, in accordance with what is proposed, above all, in the national curriculum guidelines of teaching, in order to guarantee effectiveness in the reading of the literary text and in the formation of sensitive, critical and reflective readers. From the conclusions, we highlight the progressive erasure of Literature and the alleged invisibility of certain aspects that lead to the continuity or intensification of problems in this area (MENDES, 2020), as an important curricular component for an education that has as its essential focus the formation of readers of aesthetic texts, in their different forms of literary manifestation. Denying Literature is to distance students from reading different literary genres that demonstrate human diversity in its cultural, historical, political, and social plurality, since literary texts represent a set of knowledge (IPIRANGA, 2019) experienced by man throughout its history, and (re)signified by language.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4388
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