Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4383
Authors: Luz, Maria Isadora Feitosa da
metadata.dc.contributor.advisor: Spada, Ana Corina Machado
Title: Reflexões sobre literatura infantil e educação
Keywords: Literatura infantil;Educação infantil;Formação docente;Prática pedagógica
Issue Date: 16-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: LUZ, Maria Isadora Feitosa da. Reflexões sobre literatura infantil e educação. 2022. 26 f. Monografia (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso de graduação em Pedagogia se propôs a refletir sobre literatura infantil e sua inserção no âmbito do trabalho pedagógico da educação infantil, desenvolvida em creches e pré-escolas. Para tanto, foi elaborado o seguinte problema de pesquisa: de que forma a literatura infantil está presente no cotidiano da educação infantil? Para o desenvolvimento da pesquisa foi estruturado como objetivo geral: discutir as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças no âmbito da educação infantil. Como objetivos específicos destacam-se: caracterizar a literatura infantil, considerando sua trajetória histórica; discutir como a literatura infantil pode ser inserida nas práticas pedagógicas da educação infantil; identificar as formas de trabalho com literatura infantil no âmbito da educação infantil, considerando as instituições municipais de Miracema do Tocantins, TO. Como ferramenta de coleta de dados foi realizada uma breve entrevista, seguindo um roteiro previamente estruturado com profissionais docentes de duas instituições públicas do município de Miracema do Tocantins, TO. Os resultados apontam que a literatura infantil está presente no cotidiano escolar por meio de contação de histórias e leituras de textos literários. Em ambas as instituições existem livros de literatura infantil, mas, apenas uma delas há uma biblioteca escolar. As docentes, todas do sexo feminino, e com experiência docente de mais de dez anos, recorrem a recursos como avental de histórias, fantoches e tapetes de história. Os dados apontaram ainda que nenhuma das profissionais apresentou hábito consistente de leitura e não apontam livros técnicos, do campo da educação, entre os materiais que costumam ler. Há, portanto, uma clara necessidade da formação continuada docente abordando questões ligadas à prática pedagógica e oferecendo uma visão mais consistente e ampla sobre o que é literatura infantil
Abstract: Este trabajo de conclusión del curso de graduación en Pedagogía se propuso reflexionar sobre la literatura infantil y su inserción en el ámbito del trabajo pedagógico de la educación infantil, desarrollado en círculos infantiles y preescolares. Por lo tanto, se elaboró el siguiente problema de investigación: ¿de qué manera la literatura infantil está presente en el cotidiano de la educación infantil? Para el desarrollo de la investigación, se estructuró como objetivo general: discutir las contribuciones de la literatura infantil para el desarrollo y aprendizaje de los niños en el contexto de la educación infantil. Como objetivos específicos se destacan: caracterizar la literatura infantil, considerando su trayectoria histórica; discutir cómo la literatura infantil puede insertarse en las prácticas pedagógicas de la educación infantil; identificar las formas de trabajar con la literatura infantil en el ámbito de la educación infantil, considerando las instituciones municipales de Miracema do Tocantins, TO. Como herramienta de recolección de datos, se realizó una breve entrevista, siguiendo un guión previamente estructurado, con profesionales de la enseñanza de dos instituciones públicas del municipio de Miracema do Tocantins, TO. Los resultados muestran que la literatura infantil está presente en el cotidiano escolar a través de la narración y la lectura de textos literarios. En ambas instituciones hay libros de literatura infantil, pero solo una de ellas cuenta con biblioteca escolar. Las docentes, todas mujeres, y con experiencia docente de más de diez años, utilizan recursos como delantales de cuento, títeres y tapetes de cuento. Los datos también mostraron que ninguno de los profesionales tenía un hábito constante de lectura y no señalan libros técnicos en el campo de la educación entre los materiales que leen habitualmente. Existe, por tanto, una clara necesidad de formación continua del profesorado, abordando cuestiones relacionadas con la práctica pedagógica y ofreciendo una visión más coherente y amplia de lo que es la literatura infantil.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4383
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