Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Janete Silva-
dc.contributor.authorSousa, Angela Jardim de-
dc.date.accessioned2022-11-10T19:17:48Z-
dc.date.available2022-11-10T19:17:48Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.identifier.citationSOUSA,Angela Jardim de. Sentidos sobre o termo “tradicional” na escrita do relatório de estágio I de língua portuguesa. 41f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4378-
dc.description.abstractThis work reflects on the effects of meanings on the term “traditional”, and its derivatives present in a supervised internship report. Having the central objective of identifying which references are triggered, when characterized as “traditional” practices are described in the writing of the Internship Report I, verifying to which aspects these mentions are attributed. We conducted a documentary research with a qualitative bias, making a descriptive analysis of the cuttings selected here, based on studies carried out in the field of Applied Interpretativistic Linguistics, whose focus is on real language problems located, whether in the context of teaching / school, or outside it. In this way, we problematize the traditional forms of knowledge. For that, we worked with the question: What notions about the traditional term do the students in the analyzed reports punctuate? According to the analysis of the excerpts, from the reports consulted, some aspects were found out: as the excessive use of writing on the board stands out; the excessive and exclusive use of the textbook, without any other apparatus; the interactional problems between student and teacher, such as authoritarianism; the references to the construction of the teachers' identity; as well as the initial and continuing training of these teachers. Through the writing of the reports, we identified several references attributed to the traditional term, as well as we identified several other aspects related to them, such as historical, cultural, political, etc., which demand a more refined look at the issue.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsino Tradicional.pt_BR
dc.subjectLinguagem em LA.pt_BR
dc.subjectRelatório de Estágio.pt_BR
dc.titleSentidos sobre o termo “tradicional” na escrita do relatório de estágio I de língua portuguesa.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoEste trabalho reflete sobre os efeitos de sentidos sobre o termo “tradicional”, e seus derivados, presente no relatório de estágio supervisionado, tendo, assim, como objetivo central identificar quais referências são acionadas ao se caracterizar como “tradicionais” práticas descritas na escrita do Relatório de Estágio I, verificando a que aspectos essas menções são atribuídas. Realizamos uma pesquisa documental de viés qualitativo, fazendo uma análise descritiva de recortes aqui selecionados, fundamentada por estudos feitos no campo da Linguística Aplicada Interpretativista, cujo foco são problemas reais de linguagem situados, seja no âmbito do ensino/escolar, seja fora dele. Desse modo, problematizamos as formas tradicionais de conhecimento. Para tanto, trabalhamos com o questionamento: Que noções sobre o termo tradicional são pontuadas pelos discentes nos relatórios analisados? De acordo com as análises dos excertos dos relatórios consultados, destacam-se o uso excessivo da escrita no quadro, o uso excessivo e exclusivo do livro didático, sem nenhum outro aparato, além de problemas interacionais entre aluno e professor, como o autoritarismo, e ainda aparecem menções à construção de identidade dos professores, bem como à formação inicial e continuada desses docentes. Através da escrita do RES, identificamos várias referências atribuídas ao termo tradicional, como também identificamos vários outros aspectos a estas relacionados, como históricos, culturais, políticos, etc., que demandam um olhar mais apurado sobre a questão.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANGELA JARDIM DE SOUSA-TCC-LETRAS.pdf718.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.