Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4374
Authors: Silva, Francy Leyla Salazar da
metadata.dc.contributor.advisor: Batista, Dimas José
Title: O ensino de História e as relações étnico-raciais numa escola cívico-miliar de Araguaína - TO
Keywords: Ensino de História; Relações Étnico-Raciais; Identidade Negra; Decolonialidade; Escola Cívico-Militar.
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: SILVA, Francy Leyla Salazar da. O ensino de História e as relações étnico-raciais numa escola cívico-miliar de Araguaína - TO. 2021.199f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em ensino de História, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa fomenta o debate das relações étnico-raciais no ensino de História numa escola cívico-militar de Araguaína – TO, com objetivo de contribuir para o processo de formação de consciência crítica e reflexão sobre as identidades dos educandos e educandas negros/as do 2º Ano do Ensino Médio. Para tanto, partimos de uma perspectiva decolonial e negra. Tais discussões perpassam por conceitos como o de raça, etnia, racismo, colonialidade, interseccionalidade, identidade negra. A proposição deste estudo parte da constatação empírica, bibliográfica e documental, do ainda constante silenciamento e mesmo folclorização da negritude no currículo das humanidades, e consequentemente no ambiente escolar, o que contribui para a reprodução de estereótipos negativos acerca dos negros e perpetuação de uma epistemologia predominantemente eurocêntrica, branca e racista. Desse modo, valemo-nos dos estudos acerca das relações raciais de alguns dos principais nomes da intelectualidade negra no Brasil e no mundo, além dos estudos clássicos sobre a temática, dos movimentos sociais negros; das novas conceituações e perspectiva do Grupo Modernidade/Colonialidade; dos propósitos de uma educação para consciência crítica de Paulo Freire; e também daqueles que se dedicam aos estudos sobre a cultura escolar. Ressaltamos ainda a importância das dissertações do ProfHistória, que nos auxiliaram na produção deste texto. As atividades realizadas, e que forneceram os dados para esta pesquisa, foram propostas em consonância com as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, e com as Diretrizes Nacionais Curriculares de orientação para a educação étnico-racial. Para esta pesquisa, adotamos os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, recorrendo ao questionário semiestruturado para descrição do perfil dos educandos-colaboradores, selecionados a partir do recorte racial e de sua participação em trabalho coletivo e investigativo denominado Mostra de História e Cultura Afro-Brasileira. Este último, realizado em sala de aula no ano letivo de 2019, foi produzido a partir de aulas motivacionais, palestra com representantes do Movimento Negro/Quilombola, pesquisa com utilização de fontes diversas, produção de material visual e relatório. As rodas de conversas nos serviram como mecanismo de escuta do outro e reflexão acerca da questão racial, do debate feminista negro e da identidade negra, com os educandos-colaboradores dos 2º anos. As análises realizadas evidenciam a presença do racismo nas relações escolares, mas também mostram que as atividades didáticas desenvolvidas fomentam práticas antirracistas, e contribuem para o processo de conscientização e reflexão identitária dos educandos e educandas. Nesse sentido, como produto didático-pedagógico, apresentamos a sequência da Mostra Escolar de História e Cultura Afro-brasileira, no formato de um Caderno de Experiências Didáticas.
Abstract: The present research promotes the debate of ethnic-racial relations in the teaching of History in a civic-military school in Araguaína - TO, with the objective of contributing to the process of formation of critical consciousness and reflection on the identities of black students of the sophomore year of High School. To do so, we start from a decolonial and black perspective. Such discussions permeate concepts such as race, ethnicity, racism, coloniality, intersectionality, black identity. The proposal of this study is based on empirical, bibliographical, and documentary evidence, the still constant silencing and even folklorization of blackness in the humanities curriculum, and consequently in the school environment, which contributes to the reproduction of negative stereotypes about black people and the perpetuation of a predominantly Eurocentric, white, and racist epistemology. For this reason, we have made use of studies about the race relations of some of the main names of the black intelligentsia in Brazil and in the world, in addition to classic studies on the subject of black social movements; the new concepts and perspective of the Modernity/Coloniality Group; the purposes of an education for critical conscience, by Paulo Freire; and also, those who dedicate themselves to studies on school culture. We also emphasize the importance of ProfHistória dissertations, which helped us to produce this text. The activities carried out, and which provided the data for this research, were proposed in accordance with Laws 10.639/2003 and 11.645/2008, and with the National Curriculum Guidelines for guidance on ethnic-racial education. In this inquiry we have adopted the methodological procedures of action research, using a semi-structured questionnaire to describe the profile of student-collaborators, selected from the racial background and their participation in collective and investigative work named School Exhibition of Afro-Brazilian History and Culture. The latter carried out in the classroom during the school year of 2019 encompassed motivational classes, a lecture with representatives of the Quilombola and Black Movement, research using different sources, production of visual material, and the composition of a report. The rounds of conversation served us as a mechanism for listening to the other and reflecting on the racial issue, the black feminist debate, and black identity, with the student-collaborators of the sophomore year. The analyses carried out show the presence of racism in school relationships, but also show that the developed didactic activities encourage anti-racist practices and contribute to the process of awareness and reflection on the identity of students. In this sense, as a didactic-pedagogical product, we present the sequence of the School Exhibition of Afro-Brazilian History and Culture, in the format of a Book of Didactic Experiences.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4374
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertaçao final - FRANCY - definitiva oficial corrigida.pdf7.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.