Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4373
Authors: Pimentel Junior, Francisco das Chagas Caldas
metadata.dc.contributor.advisor: Vas, Braz Batista
Title: Fake news e o Ensino de História na Escola Dr. Antonio Jorge Dino, em São Luís - MA, entre os anos de 2018 e 2021
Keywords: Ensino de História, Consciência histórica, Fake News, Vacina.
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: PIMENTEL JUNIOR, Francisco das Chagas Caldas. Fake news e o Ensino de História na Escola Dr. Antonio Jorge Dino, em São Luís - MA, entre os anos de 2018 e 2021. 2021.106f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em ensino de História, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa problematiza as fake news e consciência histórica no ambiente escolar, no contexto da Escola Estadual Dr. Antônio Jorge Dino, localizada no bairro Jardim São Cristóvão, em São Luís - MA. Foi aplicado formulário via google classroom (2021), nos turnos matutino e vespertino, perfazendo um total de 91, correspondente ao número de matriculados. Do total, 16 responderam ao questionário-pesquisa, subsídio para este estudo. Com isso, busca-se a participação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio nas discussões sobre notícias falsas, comumente designada com fake news, observando quais as implicações envolvidas na produção e circulação dessas notícias e o impacto no modo de ver e de ser visto no grupo e na comunidade onde estão inseridos. Além do formulário e da análise de literatura, lançaremos mão dos conceitos de consciência histórica e ensino de História para compreendermos como a História, como disciplina escolar, e o conceito de consciência histórica, desenvolvido a partir de Rüsen (2008), podem ajudar os nossos estudantes e professores no trabalho sobre as fakes news em sala de aula. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizaremos como tema algumas notícias falsas divulgadas na rede social Facebook entre os anos de 2018 e 2021, que fazem referência à vacinação. Como elemento de articulação passado/presente, discutiremos, de forma breve, o surgimento e a utilização das vacinas entre os séculos XIX e XX, apresentando algumas considerações de modo a problematizar o movimento da Revolta da Vacina e o movimento antivacina verificado a partir da pandemia de Covid-19, entre 2019 e 2021, no nosso presente e cotidiano. Com isso, visou-se tratar de temática inclusa nas diretrizes curriculares do estado do Maranhão para o ensino de História, conforme o caderno de orientações curriculares (2017). O produto final é uma sequência didática.
Abstract: This research problematizes fake news and historical awareness in the school environment, in the context of Escola Estadual Dr. Antônio Jorge Dino, located in the Jardim São Cristóvão neighborhood, in São Luís - MA. A form was applied via google classroom (2021), in the morning and afternoon shifts, making a total of 91, corresponding to the number of students enrolled. Of the total, 16 responded to the survey questionnaire, subsidy for this study. With this, we seek the participation of 3rd year high school students in discussions about fake news, commonly known as fake news, observing the implications involved in the production and circulation of this news and the impact on the way of seeing and being seen. in the group and in the community where they are inserted. In addition to the form and literature analysis, we will use the concepts of historical awareness and teaching history to understand how history, as a school subject, and the concept of historical awareness, developed from Rüsen (2008), can help our students. students and teachers at work on fake news in the classroom. For the development of the work, we will use as a theme some false news published on the social network Facebook between the years 2018 and 2021, which refer to vaccination. As an element of past/present articulation, we will briefly discuss the emergence and use of vaccines between the 19th and 20th centuries, presenting some considerations in order to problematize the Vaccine Revolt movement and the anti-vaccine movement verified from the pandemic. of Covid-19, between 2019 and 2021, in our present and daily lives. With this, the aim was to address a theme included in the curriculum guidelines of the state of Maranhão for the teaching of History, according to the curriculum guidelines booklet (2017). The final product is a didactic sequence.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4373
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Francisco Versão Final após banca (1) (1).pdf3.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.