Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4366
Authors: Brasil, André de Oliveira Moura
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Claudia Scareli dos
Title: Educação ambiental na prática docente: desafios da interdisciplinariedade em uma escola de Ensino Médio em Araguaína
Keywords: Ensino de Ciências. Formação continuada. Meio Ambiente. Práticas Pedagógicas.
Issue Date: 2022
Citation: BRASIL, André de Oliveira Moura. Educação ambiental na prática docente: desafios da interdisciplinariedade em uma escola de Ensino Médio em Araguaína. 2022.111f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Ambiental (EA) sensibiliza e ajuda o ser humano na conscientização sobre os problemas socioambientais, como a poluição das águas, do solo, do ar e as enchentes, queimadas, destinação correta dos resíduos sólidos entre outros, bem como estimula os alunos a praticarem o uso racional dos recursos da natureza para que estes não faltem no futuro. Este estudo teve como objetivo geral descrever os desafios vivenciados pelos docentes de uma escola de Ensino Médio em Araguaína, TO no ensino de EA por meio da abordagem interdisciplinar. A pesquisa foi quali-quantitativa e descritiva com análise de conteúdo baseada em Bardin (2011) para o estudo dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) dos últimos cinco anos. O estudo apresentou três etapas: 1ª etapa ocorreu a análise do PPPs de 2017 a 2021 do Colégio Estadual Rui Barbosa; na 2ª etapa foi realizada a aplicação de questionário aos 17 professores de todas as áreas do saber, lotados no Colégio e na 3ª etapa realizou-se a análise e interpretação dos dados estabelecendo-se categorias que permitisse conhecer as concepções dos professores acerca do ensino da EA e sua interdisciplinaridade a partir da fundamentação teórica, metodológica e suas implicações na prática docente. Os resultados evidenciaram que a instituição lócus desta pesquisa possui em seus PPPs, dos últimos cinco anos, a indicação de que todas as atividades de ensino devem ser abordadas por meio da perspectiva interdisciplinar, porém não foram encontradas fundamentação teórica-metodológica sobre a EA, interdisciplinaridade e sustentabilidade nestes documentos. Dentre as nove ações presentes nos PPPs relacionadas com a EA, a maioria (77,78%) corresponde ao ensino em espaço não formal, são elas: Revitalização da horta da escola, Trilha Ecológica Urbana interdisciplinar, Aula de campo com visita a usina hidrelétrica, Aula de campo no Parque Ecológico Urbano Cimba, aula com visita ao Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins, Aula de campo às margens do Rio Lontra, Aula com visita a Estação de Tratamento de Esgotos. Apenas duas ações (22,22%) apresentam abordagem de ensino em espaço formal, são elas: Semana da alimentação e uso racional da água. Os professores abordam a EA no ensino, mas realizam de forma simplista e descontínua; não receberam e não buscaram formação continuada nessa área; os principais desafios são: falta de tempo, de recursos didáticos e financeiros, de formação para trabalhar com interdisciplinaridade e ausência de planejamento coletivo para a produção e aplicação de projetos de ensino interdisciplinares envolvendo todos os professores. Quanto as práticas interdisciplinares de EA no ensino os docentes trabalharam: limpeza da sala de aula, respeito ao próximo, uso correto da água, ética e cidadania, horta na escola, efeito estufa, lixo, queimadas, aspectos históricos e geográficos de Araguaína, qualidade de vida, resíduos sólidos, alimentação saudável e aulas de campo na cidade e em outros municípios.
Abstract: Environmental education (EE) raises awareness and helps human being to be consciousness about socio-environmental problems, such as water, soil, air and air polluton, also in adittion of floods, fires, correct disposal of solid waste, among others, as well as encouraging students to practice rational use of natural resources so that they are not lacking in the future. This study aimed to describe the challenges experienced by teachers of a high school in Araguaína, TO in teaching EE through an interdisciplinary approach. The research was qualitative-quantitative and descriptive with content analysis based on Bardin (2011) for the study of Political Pedagogical Projects (PPPs) of the last five years. The study presented three stages: 1st stage was the analysis of the PPPs from 2017 to 2021 of State high school Rui Barbosa; in the 2nd stage, a questionnaire was applied to 17 school teachers from all areas of knowledge of this hign school, located at Colégio and in the 3rd stage, the analysis and interpretation of data was carried out, establishing categories that allows to know the teachers' conceptions about the teaching of EE and its interdisciplinarity from the theoretical and methodological foundations and its implications in the teaching practice. The results showed that the research locus institution has in its PPPs of the last 5 years the indication that all teaching activities should be approached through an interdisciplinary perspective, but no theoretical-methodological foundations were found on EE, interdisciplinarity and sustainability in these documents. Among the nine actions present in the PPPs related to EE, the majority (77.78%) correspond to teaching in a non-formal space, they are: Revitalization of the school garden, Interdisciplinary Urban Ecological Trail, Field class with visit to the hydroelectric plant, Field class at the Cimba Urban Ecological Park, class with visit to the Natural Monument of Fossilized Trees of Tocantins, Field class on the banks of the River Lontra, Class with visit to the Sewage Treatment Station. Only two actions (22.22%) present a teaching approach in a formal space, they are: Food week and Rational use of water. It was verified that teachers approach in EE teaching is done in a simplistic and discontinuous way; without did not receiving or seek the continuing education in this area; the main challenges are: lack of time, of didactic and financial resources, lack of training to work with interdisciplinarity and lack of collective planning for the production and implementation of interdisciplinary teaching projects involving all teachers. As for the interdisciplinary practices of EE in teaching, the teachers worked: cleaning the classroom, respect for others, correct use of water, ethics and citizenship, garden at school, greenhouse effect, garbage, fires, historical and geographical aspects of Araguaína, quality of life, solid waste, healthy food and field classes in the city and in other municipalities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4366
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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