Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4354
Authors: Ribeiro, Bruno Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Maciel, Erika da Silva
Title: O guia brasileiro de atividade física como ferramenta de promoção da saúde na escola
Keywords: Educação Física;Escola;Saúde;Promoção da Saúde
Issue Date: 7-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: RIBEIRO, Bruno Ferreira. O guia brasileiro de atividade física como ferramenta de promoção da saúde na escola. 2022. 34 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação física, UFT, Miracema do Tocantins, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo buscou realizar uma revisão integrativa sobre as potencialidades e os desafios sobre o tema Saúde no contexto escolar, bem como identificar quais são as principais contribuições da Educação Física e o Guia de Atividade Física para População Brasileira para o desenvolvimento e valorização das aulas de Educação Física Escolar. A busca sobre a temática foi realizada nas bases de dados SciELO e Google Scholar, utilizando os termos de busca “Educação Física”, “Escola”, “saúde” e “Promoção da Saúde” que foram cruzados com o auxílio do operador booleano AND. A busca foi realizada entre os anos de 2021 a 2022. Na sequência, foi realizada a leitura completa dos documentos selecionados e identificadas as principais contribuições sobre o tema para a educação física escolar e promoção da saúde, utilizando a elaboração de nuvem de palavras para compreender os resultados dos estudos. Foram integrados a pesquisa 5 estudos. Conclui-se que o Guia de Atividade Física para População Brasileira é uma promissora estratégia para promoção da saúde no ambiente escolar desde que os atores envolvidos se apropriem do assunto e conheçam as necessidades do cenário escolar relacionadas à Promoção da Saúde.
Abstract: This study sought to carry out an integrative review of the potential and challenges on the topic of Health in the school context, as well as to identify the main contributions of Physical Education and the Guide to Physical Activity for the Brazilian Population. A search was carried out on the subject in the SciELO and Google Scholar databases. Subsequently, a complete reading of the selected documents was carried out and the main contributions on the subject to the health of students were identified, as well as the role of School Physical Education. Five studies were integrated into this review. It is concluded that the Physical Activity Guide for the Brazilian Population and Physical Education classes is a promising strategy for health promotion in the school environment provided that the actors involved take ownership of the subject and know the needs of the school scenario related to Health Promotion.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4354
Appears in Collections:Educação Física

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