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Authors: Santos, Cristiane Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Adriano Lopes de
Title: Infância e movimento em tempos de pandemia: um relato de vivências pedagógicas em uma Escola Rural de Tocantinópolis - TO
Keywords: Infância;Saúde;Cotidiano;Pandemia;Ludicidade;Childhood;Health;Daily life;Pandemic;Playfulness
Issue Date: 15-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Cristiane Rodrigues dos Santos. Infância e movimento em tempos de pandemia: um relato de vivências pedagógicas em uma Escola Rural de Tocantinópolis - TO. 2021. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar as vivências pedagógicas ocorridas de forma remota no projeto de extensão intitulado “Infância, Movimento e Saúde – INMOVES”, em uma escola pública, rural, de séries iniciais e multisseriada, do Município de Tocantinópolis – TO. O referido projeto, sediado no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Campus Tocantinópolis, teve como principal escopo a promoção de ações por meio do movimento, mediando à interlocução entre a educação e a saúde no universo infantil. No que tange á organização do projeto, as atividades foram redefinidas em decorrência da pandemia de COVID 19. Tais atividades foram propostas entre os meses de agosto e dezembro de 2020 pela equipe do projeto, por meio de 6 (seis) blocos de materiais impressos e audiovisuais, disponibilizados quinzenalmente a um universo de 54 crianças, entre 4 e 10 anos. Ademais, o presente trabalho consiste em um relato de experiência, de natureza descritiva, abordagem qualitativa, com aporte teórico-metodológico fundamentado na sociologia da infância. A análise dos registros empíricos está subdividida em duas etapas: a primeira corresponde à sistematização das vivências remotas do projeto; a segunda trata-se da devolutiva das crianças, das professoras e gestora da escola, em relação aos materiais apresentados e os impactos do projeto no cotidiano escolar. Pudemos inferir a partir da análise dos registros de campo, que as vivências realizadas se mostraram efetivas, uma vez que o projeto conseguiu promover vivências corporais de repertório variado no contexto da pandemia, ampliando diretrizes qualitativas de reflexão sobre a saúde nos espaços infantis e dispondo de suporte ás professoras da escola em relação a conteúdos concernentes ao campo da Educação Física.
Abstract: This study aims to analyze the pedagogical experiences that occurred remotely in the extension project entitled "Childhood, Movement and Health - INMOVES", in a public, rural, early grade and multigrade school in the city of Tocantinópolis - TO. This project, located in the Physical Education Licentiate course at the Federal University of Tocantins, Campus Tocantinópolis, had as its main scope the promotion of actions through movement, mediating the dialogue between education and health in the child universe. Regarding the organization of the project, the activities were redefined as a result of the COVID 19 pandemic. Such activities were proposed between the months of August and December 2020 by the project team, through 6 (six) blocks of printed materials and audiovisual, available every two weeks to a universe of 54 children, between 4 and 10 years old. Furthermore, the present work consists of an experience report, descriptive in nature, with a qualitative approach, with theoretical- methodological support based on the sociology of childhood. The analysis of the empirical records is divided into two stages: the first corresponds to the systematization of the project's remote experiences; the second deals with feedback from children, teachers and school administrators, in relation to the materials presented and the impacts of the project on daily school life. We could infer, from the analysis of field records, that the experiences carried out proved to be effective, since the project managed to promote bodily experiences of varied repertoire in the context of the pandemic, expanding qualitative guidelines for reflection on health in children's spaces and providing of support to school teachers in relation to contents concerning the field of Physical Education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4350
Appears in Collections:Educação Física

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