Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4346
Authors: Santos, Shirlane Nunes dos
metadata.dc.contributor.advisor: Alencar, Elisa Borges Alcântara de
Title: O lúdico não é oba, oba! - jogos como motivação na aprendizagem da língua inglesa.
Keywords: Lúdico.;Motivação.;Língua Inglesa.;Ensino e aprendizagem.
Issue Date: 4-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SANTOS,Shirlane Nunes dos. O lúdico não é oba, oba! - jogos como motivação na aprendizagem da língua inglesa. 46 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é uma pesquisa-ação de cunho qualitativo desenvolvido em uma escola pública de Araguaína –TO. A pesquisa teve como objetivo trabalhar o lúdico como forma de motivação e aprendizagem de Língua Inglesa. Para tal, elaboramos um projeto intitulado “English motivation, ” com proposta de oficinas para trabalhar a língua inglesa de forma lúdica, prazerosa e leve. Mostramos que é possível romper com a ideia de que não se aprende inglês em escolas públicas e agimos para desconstruir este discurso. Os resultados foram coletados através de questionários e narrativas em que os alunos relataram sobre o que foi trabalhado em sala de aula e suas percepções sobre o que viram, sentiram e aprenderam. Mostramos o processo de nossas ações e nossas apreensões durante o tempo em que estivemos envolvidas nesta pesquisa e concluímos que o lúdico é uma ferramenta que pode motivar e promover aprendizagem de forma significativa e efetiva.
Abstract: This work is a qualitative action research developed in a public school in Araguaína -TO. The research aimed to work the ludic as a way of motivation and English learning. We have tried to show that it is possible to break with the idea that you do not learn English in public schools and use our agency to review this discourse. We designed a project entitled “English motivation.” In this project some workshops were proposed to work the English language in a playful, pleasant and light way. The results were collected through questionnaires and narratives in which students reported about what was worked in the classroom and their perceptions. In this work, we will show the process of our actions and the apprehensions of the students during the time we were involved in this research.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4346
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHIRLANE NUNES DOS SANTOS - TCC - LETRAS.pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.