Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Luiz Roberto Peel F. de-
dc.contributor.authorSilva, Rafaela Ferreira-
dc.date.accessioned2022-10-27T21:57:37Z-
dc.date.available2022-10-27T21:57:37Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationSILVA, Rafaela Ferreira. As funções sociais da escrita e a produção de texto na educação básica. 27 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4325-
dc.description.abstractThis article is the result of a research on the relations between teachers, in relation to the production of text, in the classroom. For a better understanding, a small history of the development of writing in the world was realized. The research had the objectives of analyzing the methodological procedures on the teaching of the mother tongue in the school, and the possibilities of using the texts produced by the student, within the classroom, in a formality and informality act of the evaluation process, understanding the student as center and agent of the teaching and learning process related to writing in the process of text production in basic education, and a diachronic study was carried out on its social importance for a faithful diagnosis of the social function of writing, school and teacher as well as the difficulties encountered , the positive and negative factors, observed the reality of the contemporary world and a globalized world, including the specific situation of Brazil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectFunções sociais.pt_BR
dc.subjectEscrita.pt_BR
dc.subjectProdução de texto.pt_BR
dc.subjectEducação básica.pt_BR
dc.titleAs funções sociais da escrita e a produção de texto na educação básica.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor-coCarneiro, Bruno Gonçalves-
dc.description.resumoEsta monografia é o resultado de uma pesquisa sobre as relações entre professores, no tocante à produção de texto no espaço de sala de aula da educação básica. Para melhor compreensão, realizou-se um pequeno histórico do desenvolvimento da escrita no mundo. A pesquisa teve como objetivos: analisar os procedimentos metodológicos sobre o ensino da língua portuguesa na escola, bem como analisar as possibilidades de utilização dos textos produzidos pelo aluno, no âmbito da sala de aula, em uma perspectiva formal e informal do processo avaliativo, entendendo o aluno como central e agente dos processos de ensino e de aprendizagem. Procedeu-se com um estudo diacrônico sobre sua importância social para um diagnóstico fiel da função social da escrita, da escola e do professor; assim como as dificuldades encontradas, os fatores positivos e negativos, observando a realidade do mundo contemporâneo e do mundo globalizado, inclusive a situação específica do Brasilpt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA FERREIRA SILVA - TCC - LETRAS.pdf598.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.