Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4315
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dc.contributor.advisorSiqueira, Mauro Torres-
dc.contributor.authorSousa, Patrícia Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-10-27T12:16:47Z-
dc.date.available2022-10-27T12:16:47Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationPatrícia Ferreira de Sousa. A imagem do negro no livro didático de história após a lei 10.639/03. 2022. 50 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4315-
dc.description.abstractThe scope of this work is from the perspective of racial understanding, regarding the appreciation of black people and their culture regarding the treatment given to their history in the textbook. It will be evaluated in this research if there was the implementation of the guidelines foreseen by Law no 10.639/03, thus verifying if it is being followed and respected what the law proposes. Therefore, the methodology used is qualitative, with the focus on analyzing the image of black people contained in the textbook. In this documentary study, a history textbook of the 5th year of elementary school from the publishing house Ática was analyzed in its first edition from 2016 to 2018, composed of sixty-eight pages divided into four units containing two chapters, written by the authors Maria Elena Siminelli and Anna Maria Charlier belonging to the National Textbook Program (PNLD), the same is used in a municipal public school in the city of Tocantinópolis-To. The interest in this theme is justified as a university student engaged in teaching initiation programs and also as a future teacher. In relation to the analyzed work, it is considered that the book complies with the requirements of the legislation. As highlighted in the analysis, there are images that reinforce stereotypes, but these are historical aspects and it is up to the teacher to draw students' attention to these aspects in order to deconstruct stereotypes. It was found that in the book there are 355 images. Of these, only 284 people are black. We consider that they could have more images of black people in social positions and in more valued professions. Even not meeting our expectations, we consider that the material analyzed comprises a great advance compared to the scenario prior to Law 10,639/03.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectPopulação negrapt_BR
dc.subjectLaw 10.639/03pt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectImagespt_BR
dc.subjectBlack populationpt_BR
dc.titleA imagem do negro no livro didático de história após a lei 10.639/03.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoO âmbito desse trabalho está sob a perspectiva da compreensão racial, no que concerne à valorização do negro e de sua cultura referente ao tratamento dado a sua história no livro didático. Será avaliado nesta pesquisa se houve a implementação das diretrizes previstas pela Lei no 10.639/03, verificando assim se está sendo seguido e respeitado o que a lei propõe. Para tanto, a metodologia utilizada é de cunho qualitativo, com o enfoque em analisar a imagem do negro contida no livro didático. Neste estudo documental foi analisado um livro didático de história do 5° ano do Ensino Fundamental da Editora Ática em sua primeira edição do ano 2016 a 2018, escrito pelas autoras Maria Elena Siminelli e Anna Maria Charlier. O livro analisado é composto por 168 páginas, dividido em quatro unidades, cada uma contendo dois capítulos, pertencente ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O mesmo é utilizado em uma escola pública municipal de Tocantinópolis - TO. O interesse por essa temática justifica-se pela minha trajetória enquanto universitária engajada em programas de iniciação à docência e também como futura docente. Em relação a obra analisada, considera-se que o livro cumpre com o exigido na legislação. Conforme destacado na análise, há imagens que reforçam estereótipos, mas trata-se de aspectos históricos cabendo ao professor chamar a atenção dos alunos para que estes aspectos a fim de desconstruir estereótipos. Verificou-se que no livro há a presença de 355 imagens. Dessas, 284 pessoas são negras. Consideramos que poderiam ter mais imagens de pessoas negras em posições sociais e em profissões valorizadas em maior número. Mesmo não atendendo nossa expectativa, consideramos que o material analisado compreende um grande avanço diante do cenário anterior a Lei 10.639/03.pt_BR
dc.publisher.campusTocantinópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA DAS POPULACOES AFRO-BRASILEIRASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::TOCANTINÓPOLIS::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIApt_BR
dc.publisher.localTocantinópolispt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

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