Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4312
Authors: Zilma, Ferreira De Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Juliane Gomes de
Title: AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE TOCANTINÓPOLIS NO PERÍODO DE 2016-2021
Keywords: Formação Continuada;Educação Infantil;Legislação Educacional;Continuing Training;Child education;Educational Legislation
Issue Date: 16-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Zilma Ferreira De Oliveira. Ações de formação continuada para os professores da educação infantil na rede municipal de Tocantinópolis no período de 2016-2021. 2022. 32 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O artigo objetiva analisar as ações de formação continuada desenvolvidas com os professores da Educação Infantil atuantes na rede municipal de Tocantinópolis, no período de 2016 a 2021, à luz dos seguintes documentos: Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Documento Curricular do Tocantins (DCT) e o Plano Municipal de Educação (PME). Tendo como tipo de pesquisa a documental com abordagem qualitativa. Os materiais de produção de dados consistiram em slides, relatórios e frequências produzidas durante as ações de formações continuadas na realidade educacional investigada, foi realizado, também, um levantamento bibliográfico para fundamentação do tema e um levantamento em sites oficiais, buscando documentos legais que norteiam a organização da Educação Infantil em suas diversas dimensões. Diante das análises, compreende-se que as formações focalizam ações que habilitam os professores para o desenvolvimento das metas direcionadas pelos documentos, é uma preparação para operacionalização do que é disposto por eles, sendo observada uma lacuna quanto ao posicionamento crítico dos participantes no que se refere ao debate sobre a própria forma de estruturação e encaminhamentos direcionados institucionalmente. Conclui-se que ainda é um grande desafio falarmos de formação continuada, conforme as suas estruturações alinhadas a esses documentos, como na BNCC que situa debates contemporâneos no campo educacional.
Abstract: The article aims to analyze the continuing education actions developed with Early Childhood Education teachers working in the municipal network of Tocantinópolis, from 2016 to 2021, in the light of the following documents: National Common Curricular Base (BNCC); Tocantins Curricular Document (DCT) and the Municipal Education Plan (PME). Having as type of research the documentary with a qualitative approach. The data production materials consisted of slides, reports and frequencies produced during the actions of continuing education in the investigated educational reality, a bibliographic survey was also carried out to support the theme and a survey on official websites, seeking legal documents that guide the organization of Early Childhood Education in its various dimensions. In view of the analyses, it is understood that the training focuses on actions that enable teachers to develop the goals guided by the documents, it is a preparation for the operationalization of what is provided by them, with a gap being observed regarding the critical positioning of the participants in what is being discussed. refers to the debate on the very form of structuring and institutionally directed referrals. It is concluded that it is still a great challenge to talk about continuing education, according to its structures aligned with these documents, as in the BNCC that situates contemporary debates in the educational field.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4312
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ZILMA_FERREIRA_BANCA_FINALIZADO_assinado_(1)_assinado.pdf534.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.